Um dia depois de interditarem a BR-230, no trecho que dá acesso ao município de Pombal, no Sertão, as famílias do acampamento Nova Conquista, em Condado, voltaram a fechar ontem a estrada, provocando congestionamentos nos dois lados da rodovia. O novo protesto, segundo a coordenadora estadual do MST (Movimento Sem-Terra), Dilei Aparecida, aconteceu para pressionar o proprietário da fazenda São Vicente, que entrou com pedido de reintegração de posse, a desistir da ação.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou que vai tentar levar o caso para ser julgado pela Justiça Federal e não Estadual. Isso, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão, pode levar a entidade a ganhar tempo para agir em defesa dos invasores. De acordo com Dilei, o acampamento sequer fica dentro do imóvel, o que não dá o direito ao proprietário de retirar as famílias do local.

As 32 famílias, como frisa, estão acampadas às margens da BR, numa área de controle federal, e por isso, não podem ser despejadas. Os proprietários, porém, alegam que o acampamento obstrui a fazenda, embora esteja do outro lado da cerca.