A imprensa de Umuarama noticiou esta semana que os segmentos organizados da cidade vão marcar uma audiência com o superintendente do DNIT-PR, David José de Castro Gouvea, para discutir sobre o traçado da Estrada Boiadeira. A retomada das obras, segundo o DNIT, será licitada até o final do ano e em Umuarama existe uma polêmica, já que pelo projeto a estrada passaria distante mais de 10 quilômetros do perímetro urbano.

Segundo informações, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) conversou esta semana com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a quem levou a preocupação das autoridades locais, que querem a estrada passando junto à cidade no percurso entre Cruzeiro do Oeste e Porto Camargo (Icaraíma).

Conforme a imprensa de Umuarama, existem três alternativas, duas delas passando por áreas que comprometem a zona de captação de água de Umuarama. A terceira, que é a pretendida pela sociedade, é a que passa próximo ao parque de exposições da cidade. O problema é que, segundo argumentou o deputado Osmar Serraglio, o Plano Diretor de Umuarama proíbe novas construções em uma das margens da rodovia.

Segundo Serraglio, o ministro garantiu que a decisão levará em conta não somente o aspecto técnico, como também os interesses da população. “A possibilidade de o percurso ser discutido continua em aberto”, lembrou o deputado. Em entrevista à imprensa em Campo Mourão, o superintendente regional do DNIT garantiu que o edital de licitação para retomada do asfaltamento da Estrada Boiadeira deverá ser liberado ainda este ano e a obra tem R$ 15 milhões disponíveis no Orçamento Geral da União.