Foi feita a licitação para a compra de 2 balanças móveis

Segundo o DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte, o tempo de vida útil de uma rodovia é de 10 anos, mas aqui no Piauí é de apenas 3. Esse pouco tempo de vida útil tem explicação: o execesso de peso em veículos de carga. A Secretaria Estadual de Transportes do Piauí promete mais rigor para punir quem exceder o limite de peso determinado em lei. Para isso, foi feita a licitação para a compra de 2 balanças móveis, um investimento de R$ 414 mil reais. Estas balanças funcionarão em 10 Postos de Pesagem espalhados em trechos estratágicos do Estado. Para incrementar a fiscalização, os transportes de cargas também serão pesados nos Postos da Secretaria Estadual de Fazenda.

O Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, informou que o excesso de peso dos veículos provoca buracos nas estradas e, consequentemente, os acidentes e os prejuízos. “As estatísticas demonstram que pelo menos 70% dos caminhões transportam cargas em excesso de peso por eixo. Isso danifica o pavimento e reduz significativamente a vida útil das estardas”, anfatizou o secretário. Cargas com 30% a mais de peso que o permitido diminuem a vida útil do pavimento de 10 para 2 anos.

Os postos executarão o trabalho em duas etapas, dinamizando o processo e evitando a formação de filas de caminhões com o veículo em velocidade de até 60 km/h. Quando houver indicação de excesso de carga, o veículo passará por aferição dinâmica de precisão, feita a uma velocidade menor (10 km/h). À partir da comprovação do excesso de peso, a multa será enviada, on-line, à Central para posterior notificação do infrator. Serão detectadas as eventuais fugas dos caminhões por meio de câmeras estrategicamente posicionadas que permitirão a emissão de multas por evasão.