Obstáculos da BR-101 serão retirados nos próximos dias, faltando concluir somente os acessos
Os transtornos causados pelas obras no Viaduto de Ponta Negra estão perto de acabar. Os obstáculos colocados na RB 101 já estão em processo de retirada e, após as construções dos acessos para o novo viaduto, previsto para terminar até dezembro, a construção será entregue.
A partir disso, o viaduto poderá ter três faixas à disposição de quem vai em direção a Ponta Negra e uma para quem deseja retornar pela BR, mas isso poderá mudar conforme a finalização de alguns estudos.
As obras que começaram em maio já consumiram R$ 1,2 milhão e “estão com sua estrutura totalmente pronta”, revela o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) do Rio Grande do Norte, José Narcélio Marques. Quanto aos acessos, segundo ele, o Exército está licitando a construção e deve iniciar esse trabalho ainda este mês.
Com a obra, a expectativa é que seja eliminado o trânsito que se forma nos horários de pico no local. O DNIT informou que antes de terminar a obra, pretende se reunir com a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) e o Departamento de Trânsito (Detran), com o objetivo de discutir o impacto que sofrerá o trânsito com as mudanças.
Uma das maiores preocupações é quanto à adaptação do cruzamento com a Ayrton Senna, onde existe a descida do viaduto e o encontro dos veículos que deixam a BR e saem do Hipermercado Bompreço. Por outro lado, a obra criará uma entrada para a avenida da Integração, evitando que os carros da marginal precisem passar por baixo do viaduto para chegar ao local.
A duplicação do Viaduto de Ponta Negra faz parte da primeira etapa da área 01 de duplicação da BR 101. Essa etapa se estende do Viaduto de Ponta Negra até o trampolim da Vitória, onde foram realizadas obras de recapeamento e tapa-buraco.