Agentes de secretarias de Saúde de municípios vão para as bases operacionais da empresa, em sete municípios, para imunização

A concessionária VIAPAR vai ceder neste sábado (9) as dependências do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), situadas junto às praças de arrecadação nos municípios de Arapongas, Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Floresta, Campo Mourão* e Corbélia, para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e para a maior Campanha de Vacinação do Mundo contra a Rubéola. A ação vai ser realizada das 8h às 17h.

“É uma forma de a empresa contribuir para que mais pessoas sejam imunizadas”, comenta Inaro Fontan Pereira, presidente da VIAPAR, lembrando que a concessionária é uma antiga colaboradora, sempre oferecendo suas instalações para as campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde.

Rubéola

A Campanha Nacional contra a Rubéola começa neste sábado (9) e vai até 12 de setembro. De acordo com informações do site do Ministério da Saúde a meta é vacinar em todo Brasil 70 milhões de pessoas e “essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar indivíduos adultos.”

Devem ser vacinadas pessoas com idade entre 20 e 39 anos. Alérgicos a ovo, gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não devem receber a dose. Causada por um vírus, a Rubéola é uma doença congênita que pode provocar surdez e doenças nos olhos, como glaucoma e catarata.

Poliomielite

Serão vacinadas crianças de zero a cinco anos. De acordo com dados do Ministério, na primeira etapa da campanha este ano, em maio, 11,2 milhões de crianças foram imunizadas, o que corresponde a 0,92% de cobertura da população-alvo do país. A meta agora é atingir pelo menos 95% das crianças com até cinco anos em todo o território nacional.

*No SAU Campo Mourão estará disponível apenas vacinação para Poliomielite.