Para alcançar o estágio de excelência, empresa optou por investir cada vez mais na felicidade e qualidade de vida dos seus colaboradores
Investir sempre na qualidade de vida dos colaboradores. Com essa política voltada ao ser humano, a concessionária de rodovias VIAPAR, sediada em Maringá, integra um time de 560 profissionais em seus mais diversos setores.
O resultado desse investimento pode ser sentido de várias maneiras: a maior satisfação dos colaboradores se reflete, por exemplo, na qualidade do atendimento ao usuário e no aumento da produtividade. E se concretiza, também, em pesquisas desenvolvidas por revistas especializadas: a VIAPAR figura com destaque entre as 220 melhores empresas para se trabalhar no País, segundo levantamento nacional realizado pelas Revistas Exame/Você S.A. “Fazer parte desse ranking é motivo de orgulho para a toda a empresa, pois significa que as nossas práticas de gestão encontram-se alinhadas com o que de melhor se faz no Brasil”, afirma o gerente de Recursos Humanos, José Nascimento. Segundo ele, contribuem para isso, ainda, o elevado astral no ambiente interno, a transparência, a busca de resultados, o reconhecimento, os treinamentos e os projetos diferenciados.
Se o assunto é integração, um dos projetos de maior abrangência é a Rádio VIAPAR, de veiculação interna, em que os colaboradores são, ao mesmo tempo, ouvintes, apresentadores e entrevistados. A rádio é um sucesso de aceitação entre os colaboradores, sendo indispensável para quem quer saber mais sobre o dia-a-dia da empresa. Mas é, também, mais um canal entre a direção e o grupo de trabalho: por meio do programa Fale com a Diretoria , por exemplo, qualquer colaborador pode fazer suas sugestões para a presidência, ilustra Nascimento.
Os murais, o jornal interno e os boletins enviados por e-mail são outras ferramentas voltadas a esse objetivo. Por princípio, os colaboradores são os primeiros a terem acesso às informações: só depois elas são enviadas para o público externo.
No meio do expediente, ou seja, no horário de almoço, o pessoal geralmente se reúne no “Cantinho do Descanso”. Nesse espaço, existente em todas as praças e na sede da concessionária, há um ambiente agradável e relaxante para quem quer renovar as energias. No local, há poltronas especiais e colchonetes para relaxamento dos colaboradores, além de cascata d água, ar condicionado, som e um ambiente com cores agradáveis. Para os que preferirem a sala de TV também oferece poltronas confortáveis, sofás, DVD e ar condicionado.
Mas as vantagens vão além: o pessoal pode bater papo e curtir um lindo verde em bancos devidamente distribuídos embaixo das árvores na sede da empresa. O encarregado de Compras Edson Tait elogia a preocupação da empresa em oferecer o melhor aos colaboradores. Para André Luiz Satin, agente líder da praça de Arapongas, isso permite mais disposição e alegria ao recomeçar o trabalho.
Para quem gosta de praticar esportes, o Centro Esportivo Nilton Marchetti, na sede da empresa, possui quadra poliesportiva, campo de futebol e mesas de bilhar. Jorge Rodrigues da Silva, que atua no serviço de manutenção, diz que gosta de freqüentar o local para conversar e jogar sinuca.
A quadra também é freqüentada, uma vez por semana, por um grupo que recebe aulas de dança de salão. Assim, contabilistas, engenheiros, técnicos e operários costumam gastar um tempinho se divertindo. O ouvidor Maurício Góes, começou a freqüentar as aulas em consideração à esposa, que tinha vontade de praticar. “Ela está encantada com esta iniciativa da empresa.”
Tudo isso sem falar das festas de confraternização, sempre, é claro, bem prestigiadas, com atrativos como workshop de maquiagem, show de calouros, costelão assado em fogo de chão e distribuição de prêmios. O funcionário do ano de 2006, para se ter idéia, recebeu uma moto.
Para o presidente da empresa, Inaro Fontan Pereira, o desafio de buscar a excelência nos serviços leva a investir e a acreditar nas pessoas que fazem a empresa. “Implantar estes projetos é uma opção empresarial e a VIAPAR tem escolhido, com muito sucesso, este caminho. Diariamente, vemos o resultado disso na alegria dos nossos colaboradores, o que contribui para atingirmos a excelência no serviço que prestamos. Temos um foco que é chegarmos ao topo e vamos continuar envolvidos diretamente nos projetos para alcançarmos posições ainda melhores para o próximo ano.”