A concessionária de rodovias VIAPAR coloca em funcionamento até o final deste mês o sistema de pista automática na praça de Presidente Castelo Branco, na BR-369 (entre Maringá e Paranavaí). O serviço, que já funciona desde abril nas praças de Arapongas e Mandaguari, opera em fase de testes.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Marcelo Machado, depois de Presidente Castelo Branco as próximas pistas automáticas a serem inauguradas – até o final de julho – vão ser as de Floresta, Campo Mourão e Corbélia. “A aceitação do sistema está dentro das expectativas. Já representa 12% do nosso faturamento nas praças de Arapongas e Mandaguari”, comenta.

Por mês, o serviço registra 45 mil passagens somente em Arapongas e Mandaguari, a maior parte, caminhões e ônibus. Além da adesão dos clientes, Machado faz questão de frisar a preocupação da VIAPAR em oferecer serviços de qualidade. “As pistas automáticas foram implantadas com o objetivo de assegurar mais comodidade aos motoristas, que passam rapidamente pelas praças e não precisam manusear dinheiro”, diz o gerente.

Por meio dessa tecnologia, um dispositivo eletrônico de identificação (TAG) é colocado em cada veículo que, ao aproximar-se da cabine, emite sinais de rádio para a central, abrindo automaticamente a cancela. Os investimentos feitos pela concessionária para a implantação do sistema em todas as praças somam R$ 2,5 milhões.

A adesão ao serviço pode ser feita nos Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) da VIAPAR em Mandaguari e Arapongas, na sede da concessionária em Maringá (PR 317, saída para Campo Mourão) e pelo telefone ou internet. O cliente que fizer a adesão por telefone ou internet recebe o aparelho em casa ou no escritório.

SERVIÇO
Para acessar informações sobre o Via Fácil/Sem Parar acesse www.viafacil.com.br ou ligue para 0800 015 0252.