O governo federal realiza no dia 25 de agosto (sábado), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2007. A doença é também conhecida como paralisia infantil. Como ocorre há anos, a concessionária de rodovias Viapar vai disponibilizar as instalações do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), existentes nas praças de Arapongas, Mandaguari, Presidente Castelo Branco, Floresta, Campo Mourão e Corbélia, para que agentes de saúde desses municípios façam a imunização. Com isso, quem estiver viajando em companhia de crianças de zero a 5 anos e passar por algumas dessas praças no horário entre 8 e 17 horas, deve aproveitar para vaciná-las.

Em junho, crianças tomaram a primeira dose da vacina e, para que fiquem imunes, é indispensável que recebam também a segunda. A meta do Ministério da Saúde é alcançar um índice de vacinação superior a 95%, sendo que na primeira etapa, o Paraná vacinou 845,6 mil crianças de zero a cinco anos, das quais 104 nas praças da Viapar. No Estado, o porcentual foi de 91,8%.

Provocada por um vírus chamado poliovírus, a poliomielite não tem cura e provoca a paralisia, em geral, dos membros inferiores. O último caso aconteceu no Brasil em 1989. Desde então, o país está livre da doença, mas a vacina é necessária.