Não Existe Acidente de Trânsito

Postado dia 13/8/2013 | Tags:, , , , | 0 comentário

Na prática, há uma série de atitudes que contribuem para aquilo que nós definimos como acidente de trânsito.

– O motorista que dirige em excesso de velocidade

– O pedestre que atravessa de forma imprudente

– O motociclista que trafega entre os carros

– O caminhoneiro que dirige muitas horas sem parar São todas atitudes que contribuem para aquilo que depois nós vamos chamar de acidente de trânsito e que causam mais de 40 mil mortes por ano, deixando mais de 400 mil feridos e 80 mil com lesões para o resto da vida.

Compare esses números com a população da sua cidade e você terá a dimensão do problema. Caso as mortes fossem concentradas numa única cidade de 40 mil habitantes, a população simplesmente desapareceria em apenas 1 ano, isso considerando os dados oficiais, mas sabemos que o problema é ainda mais grave.

Além disso, precisamos lembrar que, por trás das estatísticas tem pessoas, com nome e sobrenome, com uma história de vida, que são interrompidas. O mais triste é que vem aumentando a participação dos jovens nessa estatística. contrariando o ciclo da vida.

Os números são frios e não consideram como vítimas os familiares de quem morreu ou ficou com lesões graves num acidente, mas quem perdeu uma mãe, um filho , ou precisa cuidar por anos de uma pessoa com lesões graves, também é vítima , pois o seu sofrimento vai durar toda sua vida.

Mudar essa situação é possível e depende de todos nós.  Seja nas nossas atitudes no trânsito, como motoristas, passageiros ou pedestres, seja orientando os que nos são mais próximos, respeitando as leis  mas também  cobrando das autoridades para que punam os maus motoristas e nos ofereçam segurança nas vias.

Nesse cenário dramático, com tantos acidentes e vítimas, ao menos temos algo que funciona bem: o Seguro DPVAT. é o seguro obrigatório que os proprietários de veículos tem que pagar todo ano e que ajudam a indenizar as vítimas de acidente no país. É um seguro social que foi criado pelo governo há décadas, para  proteger  todos os brasileiros vítimas de acidentes e os familiares dos que morrem no trânsito.

Apesar de funcionar com eficiência, infelizmente tem muita gente que é enganada por oportunistas que se aproveitam da dor das vítimas, na hora do acidente fragilizadas e até com dificuldade de raciocinar e buscar informações. Chegam oferecendo ajuda, dizendo que vão colaborar para que você receba o SEGURO DPVAT, não acredite nisso. não seja vítima duas vezes. Você pode fazer tudo sózinho, com facilidade. Basta entrar em contato pelo telefone gratuito 0800 022 1204 ou pela internet através do www.dpvatseguro.com.br . e você será orientado sobre os documentos necessário para receber o seguro em até 30 dias.

E tudo isso é controlado pelo governo, através da www.susep.gov.br

Mas com certeza o que você quer é evitar os acidentes e vamos trabalhar juntos, neste espaço, para reduzirmos os acidentes de trânsito. Participe dessa luta para salvar vidas.  contamos com você. Até a próxima dica.

Rodolfo Alberto Rizzotto – Coordenador do SOS Estradas e editor do www.estradas.com.br


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *