FLAGRANTE: Cegonheiro foi flagrado pela PRF, no último dia 27, na Régis Bittencourt (BR-116), em Cajati (SP), com 84 comprimidos de anfetamina, o popular ‘rebite’. Foto: Divulgação/PRF

Medida é fruto da Deliberação 268 do Contran, que foi determinada pelo ministro Renan Filho e confirmada pela PRF

De acordo com a apuração do SOS Estradas, aproximadamente de 4,5 milhões de motoristas de caminhão e ônibus – obrigados por lei a fazerem o exame toxicológico – não cumpriram a lei. Destes pelo menos 2 milhões usam drogas regularmente.

Além disso, os 4,5 milhões não serão autuados até o fim deste ano pela falta do exame, conforme Deliberação 268 do Contran, fruto de iniciativa do ministro Renan Filho e do  comunicado da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O governo beneficia quem não cumpre a lei, em detrimento da maioria dos motoristas profissionais que cumpriram suas obrigações. Com o agravante de que os que não fizeram o exame colocam em risco a vida dos usuários das rodovias e vias urbanas, inclusive dos que realizaram o exame toxicológico, como previsto na legislação.

A estimativa é de que, dos 4,5 milhões de motoristas sem exame, ao menos 40% são usuários usam drogas regulamente, o que representa quase dois milhões de profissionais sem condições de dirigir compartilhando, diariamente, as estradas e as ruas com milhões de brasileiros. A estimativa do SOS Estradas é baseada em várias pesquisas realizadas nos últimos anos, inclusive pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A situação é ainda mais grave do que parece, explica o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, autor do estudo “As Drogas e os Motoristas Profissionais.”

“Temos 11,5 milhões de condutores das categorias C, D e E. Portanto, 4,5 milhões que não cumpriram a lei representa um total de 40% possíveis usuários de drogas, conduzindo veículos pesados, verdadeiras armas de destruição em massa. Na nossa avaliação, quem não aparece para fazer o exame que detecta uso regular de drogas nos últimos 90 dias deve ser considerado no mínimo como suspeito pelas autoridades.”

O SOS Estradas fez a estimativa baseada em várias pesquisas e operações com teste de drogas, pincipalmente a que foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho

Pesquisa do MPT comprovou a importância do exame

Pesquisa realizada em 2019 pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho do Mato Grosso do Sul e com apoio da PRF, mostrou queda de 60% no uso de drogas por motoristas profissionais, entre 2015, último ano sem exame, e 2019, quando o exame já era exigido havia três anos.

Mesmo assim, nos motoristas testados – todos voluntários – ainda foi possível obter laudos positivos em quase 20% dos que foram examinados. Esses dados confirmam a estimativa do SOS Estradas de que pelo menos 2 milhões de usuários ainda estão na pista; principalmente quando 4,5 milhões estão com o exame vencido.

Durante seminário realizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Maio Amarelo, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paulo Douglas Almeida, que há mais de 15 anos investiga o uso de drogas por motoristas profissionais, enfatizou que o exame toxicológico de larga janela atenuou a exploração a que são submetidos os motoristas, até porque desestimula jornadas abusivas, que muitas vezes levam ao uso de drogas para permanecer acordado.

Na ocasião, ele também destacou que interesses privados são priorizados em detrimento do interesse público. “Aspectos importantes da Lei 13.103 (Lei do Caminhoneiro), como o exame toxicológico, que atenuou essa lógica perversa, vêm sendo atacados mais uma vez sob o primado do econômico sobre o social.”

Paulo Douglas lembrou ainda a incoerência da Medida Provisória 1153/22, que determinava o adiamento do controle para quem não faz o exame. Ele considerou um contrassenso porque compromete uma política pública que reduz a exploração dos motoristas e acidentes (sinistros).

Cocaína é usada por 70% e rebite está em 3º lugar no ranking das drogas

 Os laboratórios registraram mais de 300 mil casos de motoristas testados positivo para as drogas no país. Em 70% dos casos, o predomínio foi do uso de cocaína. As anfetaminas, o popular ‘rebite’, está em terceiro lugar no ranking das drogas utilizadas.

Além disso, outros dois milhões de condutores testados apresentavam a presença de drogas no organismo, mas receberam um laudo negativo porque a quantidade encontrada está abaixo do nível definido na regulamentação do exame. É mais um indício dos 20 % de drogados, previstos pelo SOS Estradas.

Os dados são ainda mais graves considerando que 4,5 milhões de motoristas sequer compareceram para realizar o exame. A alegação de desconhecimento não pode ser utilizada porque foram realizadas numerosas campanhas esclarecendo a necessidade do exame há cada 30 meses.

Essa frequência de testagem é fundamental para garantir o sucesso de política pública. O papel do exame é de prevenção, o que foi comprovado com mais de 70 mil motoristas das categorias A e B (moto e carro) que tentaram obter a CNH das categorias C, D e E mas foram impedidos porque não passaram no exame. “A prevenção é a melhor arma na redução de acidentes e uso de drogas”, acrescenta Rizzotto.

Constitucionalidade  toxicológico foi reconhecida por unanimidade no STF

No mesmo dia em que o governo preparava uma Deliberação – que mais uma vez adiava a punição, e poucos dias após o veto do presidente da República, que extinguiu da chamada “multa de balcão” com veto do art. 165-D da Lei 14.599/23- o STF votou por unanimidade (11×0) a constitucionalidade do exame toxicológico.

Na avaliação do ministro relator, Alexandre de Moraes, a medida busca promover a segurança no trânsito, impondo “razoável e legítima restrição ao exercício da profissão de motorista, pois, além de reduzir os riscos sociais inerentes à categoria, atende a um bem maior, que é a incolumidade de todos os usuários de vias públicas”.

Famílias de vítimas sofrem as consequências

A incolumidade mencionada pelo ministro Alexandre de Moraes é confirmada pelo caso concreto ocorrido em abril deste ano, na BR-376, próximo de Ponta Grossa, no Paraná.

Na ocasião, a professora Vanessa Maciel, de 37 anos, e seu filho Pedro, de 7 anos, morreram quando um caminhoneiro, com exame toxicológico vencido há mais de dois anos, colidiu com 19 veículos e parou somente quando matou mãe e filho. Como se não bastasse, o veículo estava com manutenção precária, conforme a perícia comprovou.

ADIADA: Governo adia punição mas não as mortes como da professora Vanessa e seu filho Pedro. Foto: Arquivo Pessoal

Lauro Maciel, pai de Vanessa, lembrou que caso a CNH do motorista com exame vencido estivesse suspensa, como previa originalmente a lei, sua filha poderia estar viva. “Vivemos num país que não pune quem não cumpre a lei. Hoje minha família está sofrendo. Perdi minha filha e meu neto.”

Nada impede que o senhor Lauro encontre o motorista que matou seus entes queridos dirigindo outro caminhão até 28 de dezembro deste ano.

Impunidade ganhou espaço no governo anterior e é reforçada no atual

A situação piorou durante o governo Bolsonaro, que resolveu adiar a punição aos motoristas irregulares, inclusive protelar a multa para quem não fez o exame toxicológico no prazo previsto, 1º de julho de 2025. Absolutamente incoerente com um governo que dizia ser contra o uso de drogas.

O Congresso corrigiu essa aberração. Curiosamente, agora o novo governo adia para 29 de dezembro a fiscalização e o presidente Lula, vetou a chamada “multa de balcão”, que punia quem não cumpriu o exame.

Fica evidente que ambos os governos priorizaram os motoristas que não cumprem a lei em detrimento dos que fizeram o exame.

PRF quando flagra caminhoneiros com drogas para uso pessoal, e os libera após TC

Um retrato desta realidade ocorreu nesta quinta-feira (29) no Piauí. A PRF flagrou dois caminhoneiros conduzindo carretas e transportando animais, que admitiram estar com drogas para uso pessoal para suportarem a jornada. Os casos foram registrados na BR-316 na altura de Valença (PI).

Um deles estava de posse de mais de 40 ‘rebites’ (anfetamina), e o segundo mais de 60 comprimidos, sendo que este sequer possuía habilitação para dirigir carreta. Provavelmente porque não passaria no exame toxicológico, obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, necessárias para dirigir, respectivamente, caminhão, ônibus e carreta. Além disso, já havia sido preso pela PRF, em 2021, portando 28 cartelas com 420 comprimidos da mesma substância. Indício claro de tráfico de drogas.

Como é de praxe nesses caso, a PRF constatou a ocorrência de porte de droga para consumo pessoal e foram lavrados Termos Circunstanciados (TC) por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. Os dois homens se comprometeram a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.

Depois disso, o procedimento normal é liberar os condutores para continuar sua viagem com a carga e sem a droga. Portanto, colocando vidas em risco e, provavelmente, comprando mais droga adiante.

A interpretação que vigora há muitos anos é esta. Evidente que não por culpa da PRF, muito menos dos agentes, mas das demais autoridades que não definem claramente o que o policial pode fazer.

Lei favorece o portador de drogas que estiver dirigindo

Pela mencionada lei, os caminhoneiros flagrados pela PRF com drogas estão sujeitos a:

I – advertência sobre os efeitos das drogas; II – prestação de serviços à comunidade; III – medida educativa de comparecimento a um programa ou curso educativo.

Naturalmente que isso depende do juiz determinar e que eles compareçam em audiência, caso seja marcada algum dia.

PRF diz que só vai autuar quem estiver com exame vencido a partir de 29 de dezembro de 2023 e deixa usuários de drogas mais tranquilos

No sábado (1º/7) a Polícia Rodoviária Federal divulgou várias questões envolvendo o exame toxicológico, após a sanção da Lei 14.599/23. Diz o texto da PRF:

“… Deixar de fazer o exame toxicológico, ou então dirigir após ter sido reprovado no exame, é considerada infração de natureza gravíssima, punida com multa de R$1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses. Além disso, se o condutor reincidir na infração dentro de um período de 12 meses, o valor da multa é dobrado.

Adicionalmente, as novas regras acabaram com a chamada ‘multa de balcão’, aplicada pelos DETRANs no momento da renovação da habilitação, ao constatarem a não realização de algum dos exames toxicológicos intermediários, que ocorrem a cada dois anos e meio.

Conforme já havia sido previsto pela própria Lei 14.599/23, o Contran, através da Deliberação 268/23, estabeleceu um prazo até 28/12/2023 para os condutores regularizarem os exames, caso estejam vencidos.”

Fiscalização da PRF sobre exame toxicológico

“A fiscalização da PRF relacionada à regularidade do exame toxicológico será iniciada após findo o prazo adicional já estabelecido pelo Contran, ou seja, os condutores que porventura estiverem com o exame em situação irregular, estão sujeitos à autuação a partir do dia 29/12/2023.

O adiamento da fiscalização e autuação para quem não cumpriu o prazo do exame toxicológico periódico obrigatório, dentre os quais, usuários de drogas, atende a Deliberação 298 do Contran, publicada a mando do ministro dos Transportes, Renan Filho.

O Congresso Nacional havia dado uma última oportunidade aos motoristas que não fizeram o exame obrigatório para testar drogas de não serem multados em R$ 1.465,37, desde que seguissem o escalonamento do Contran.

Na prática, por critérios que já foram usados no passado, a Senatran faria um calendário mensal de quem deveria cumprir a obrigação, conforme o tempo de atraso. Com isso, o motorista poderia regularizar sua situação, desde que fizesse o exame e obtivesse o laudo positivo. Mas o ministro decidiu simplesmente ignorar o escalonamento e deu 6 meses para todo mundo.

A multa de balcão, mencionada pela PRF, fazia parte da legislação anterior no art. 165-D. Mas foi vetada pelo presidente Lula, garantindo aos motoristas que não cumpriram a lei total impunidade.

É importante lembrar que mais de 7 milhões de motoristas das categorias C, D e E, estão com o exame em dia. Mas o governo garantiu impunidade aos 4,5 milhões que não fizeram o exame para drogas.

Outro veto, aplicado ao inciso I do § 5º do art. 148-A, impede o agente de trânsito de autuar o condutor que aparece no sistema da Senatran com laudo positivo para drogas registrado na sua CNH. O veto permite que o motorista continue dirigindo automóveis e motocicletas, sem restrições.

Ambos os vetos e outros podem ser derrubados pelo Congresso Nacional que deverá se manifestar nos próximos dias.

59 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia pra todos volante é volante direção é direção lei pra todas as categorias A B C D E todas nas pistas ou seja no mesmo barcos tem corta todas as raizes bora lá autoridades

  2. Olha no meu ponto de vista quem usa droga pra dirigir teria que perder a cnh e anda so de uber ou bicicleta.

  3. Entao nao tem drogado usando carro, moto, bicicleta, e pode ser um suspeito tbm

    Nao existe policial, medico, advogado edc… que tbm usam drogas e ai sao potenciais risco a populacao. Eo exame toxicologiconpra bebado com carro e renova cnh sem problemas ? No furico dos outros a pimenta sempre é doce

  4. Sou motorista a mais de 20 anos concordo em fase os exames mais tem qui ser em todas as categoria i outra essa matéria aí não tem nada ave com motorista totalmente sem fundamento.

  5. O MOTORISTA!

    Olá, esta matéria está muito tendenciosa, querendo criminalizar uma categoria já bastante descriminalizada simplesmente por ser motorista profissional.
    Eu sou favorável ao exame toxicológico, mais acredito que, este exame, deveria ser realizado em todos os postulantes a CNH, Independente da categoria que seja, A, B, C, D, ou, E. Pois todos nós somos responsáveis pelo trânsito, portanto, as responsabilidades são compartilhadas; Agora, querer criminalizar só um lado é no mínimo, não ter nenhum conhecimento sobre o transporte rodoviário de cargas e passageiros, e sobre as pressões por estes profissionais são submetidos em seus dias pós dias. Se há estes números absurdos de usuários de drogas, podem ter a certeza que são forçados usarem tais artificio, cabe as autoridades competente, analisarem e reprimirem com o rigor da lei, estas empresas que só visam ao lucro acima de tudo e todos.
    “Falta de responsabilidade existe em todas categorias e profissões”
    Agora fazer matérias discriminatórias colocando estes profissionais contra a sociedade, não vai levar a nenhuma solução plausível, só vai agravar más a situação, o país precisa muito mais destes profissionais do que a sociedade imagina. Portanto vamos mostra soluções e, apresentar o quer na verdade está acontecendo, onde centenas de famílias estão ficando órfãos e, perdendo seus entes queridos e financiadores de vossos proventos.
    pois de uma coisa eu tenho certeza absoluta, e posso afirmar que estes profissionais estradeiros, não o são, os responsáveis por esta situação grave, gravíssima!

  6. O que adianta coibir 4 milhões se o número de usuários de drogas no país em outras Categorias são bem mais que isso? Eles só fazem essas leis pois os políticos e seus familiares não andam de caminhão.

    • Isso amigo só funciona com pobre rico juiz delgado comandantes e políticos nunca terão CNH suspensa e mais fácil o brasil virar aquele jogo contra a Alemanha que prenderem CNH de político e gente importante

  7. O Exames toxicológico tem q ser entendido a todos Condutores de veículos , incluindo motocicletas.. em todas categorias de portadores de CNH tem usuários drogas, a maioria de usuário estão nos automóveis..

    Qual a Razão de só p/ motoristas Prificionais??

  8. Assunto polêmico, pois acredito que todos os motoristas inclusive e principalmente de veiculos leves deveriam fazer esse exame, não concordo que os veículos pesados são os principais causadores de acidentes.
    Quando os pesados estão envolvidos é certo que se torna um acidente mais grave, pelas dimensões e peso dos caminhões, mas são profissionais que estão diariamente na estrada.
    Pela minha pequena experiência de trinta e poucos anos de estrada, metade ou mais dos acidentes envolvendo leves e pesados, são causados por motoristas de veiculos leves com sua imprudência, imperícia, onde muitos usam drogas.
    Veículos agora mais novos, motor um pouco mais potente e se acham acima das leis de velocidade para a rodovia, condutores de leves com suas loucuras, sem nem ter noção do que é um veículo pesado, acabam por fazer o acidente acontecer.
    Tenho minha habilitação E e nunca me envolvi em um, gracas a direção defensiva; ja evitei muitos acidentes na maioria com veiculos leves. Meus toxicológicos sempre em dia.
    Porém, ja que se questiona tanto isso, que esse exame de alto custo seja para todos, condutores de leves e motoristas profissionais.

  9. Uma classe já tão discriminada, bando de hipócritas! Um exame que agora é realizado a cada dois anos e meio vai inibir o que? Não são apenas os caminhoneiros que usam drogas ao volante, muitos filhos de papai e de políticos vivem com o nariz cheio de cocaína e fazendo pegas pelas estradas. As leis do descanso e remuneração de motoristas não são respeitadas por patrões inescrupulosos que agendam horários impossíveis de cumprir sem que se use remédios para conseguir ficar acordado. Isso ninguém vê. Idiotas!

  10. Toxicológico para todos os motoristas sem exceção.
    Quer usar droga então não dirija
    Se for feito uma contagem de quantas pessoas morrem em acidentes por condutores drogados, com certeza o número de acidentes envolvendo condutor de veículos de passeio será bem maior que os provocados por caminhões.
    Então tem que ser para todos, na minha humilde opinião

  11. O exame deveria ser para todos os condutores de veículos automotor,independente da categoria.
    Condutores de motocicletas e veículos de passeio, também usam drogas e matam pessoas no trânsito.

  12. Mas não e só caminhoneiro q usa drogas o o exame deveria ser pra todos condutores de veículos ,carro ,moto, caminhão e ainda gratuito ,aí todos vão cumprir a lei ou perderem o direito de dirigir ,imagina vc o usuário ter q pagar pra criar uma prova q vai compromete lo ,tem q ser obrigatório pra todos gratuito exposto no CNH.

  13. O exame devia ser feito e me todos condutores é muita gente de carro matando tbm já tive amigos que perde a vida pra n matar uma família inteira dentro de um carro deveria pensar bem antes de falarem bobagem

  14. Esse exame tinha que ser feito com todas as categorias….não só para quem trabalha diretamente como motorista….se esse exame for feito …a história muda sabe porque?….vai ter muito habilitado filhos da classe alta…que serão descoberto….ai para não passa vergonha…deixa do jeito que está….isso é uma vergonha.

  15. Boa noite ! A obrigatoriedade deste exame, (que realmente não adianta nada, somente mais uma conta pra pagar, porque quem usa droga compra o exame e está liberado, somente a “justiça” não vê isso) é porque no trânsito colocamos a vida de muitos em risco. Pois bem, deveria ser para todos, mas, teria q retirar as amostras na hora, no ato da abordagem pelos agentes fiscalizadores, ao meu ver, dessa forma dificultaria as fraudes, e, deveriam fazer esse teste os médicos, enfermeiros e demais do ramo de saúde, pois também lidam com vidas e MUITOS FAZEM SEUS PLANTÕES CHAPADOS.

    • Compra o exame aonde? Denuncie. Por que 4,5 milhões não fizeram o exame e correm o risco de ficar sem trabalho e CNH se é tão fácil comprar? Além disso, inúmeras matérias já comprovaram a compra de CNH , inclusive das categorias C, D e E. Neste caso deveríamos então abolir a CNH por eventuais fraudes? Tirar amostras na hora, com o eventual uso de drogômetro, não é tão simples. Porque o custo por motorista testado é equivalente ao custo do exame toxicológico hoje. Toda população teria que pagar essa despesa que pode representar o equivalente a 1/3 do orçamento da PRF, caso seja aplicado da mesma forma que o etilômetro (bafômetro). Além disso, o motorista precisa esperar a contraprova, ou seja, pode permanecer dias na estrada sem poder dirigir. Quanto ao exame ser exigido para outras categorias ou profissões é a tendência. Começou com polícias militares, PRF, funcionários de companhias aéreas, muito antes de ser exigido para motoristas. O Congresso , com apoio do governo, derrubou a exigência para a primeira habilitação que evitaria usuários de drogas de obter a primeira CNH.

  16. Sou motorista carreteiro só fiz o exame pra renovação da minha CNH. Pq tenho que provar pro governo que não uso drogas ? . Se lá só tem ladrão. Já que vão exigir então que seja pra todos. Sou completamente a favor do exame desde que seja de um empregado para com seu patrão. Mas pra governo. Não

  17. Aí ai que dizer que só motorista de caminhão e ônibus usam drogas né. No meu ponto de vista todo condutor teria que fazer o toxicológico ou seja até para fazer a primeira CNH teria que fazer agora acha que só motorista de caminhão e ônibus põem a vida dos outros em risco isto sim e tampa
    O sou com a peneira

    • Parabéns! Perfeito! Falou tudo! Como se fossem só os motoristas profissionais responsáveis pelos acidentes de trânsito… Esses acidentes de final de semana com certeza não estão sendo contabilizados aí fica a dúvida , será que só motoristas de caminhão e ônibus estão errados ? Outros motoristas estão isentos por qual motivo mesmo?

  18. Não sou contra o exame toxicológico, porém ele deveria ser feito aleatoriamente para todos os motoristas, e não só para profissionais, eu vejo essas matérias e acho muita falta de respeito com as pessoas que não tem dependência, todos os motoristas deveriam ser fiscalizados e punidos com muito rigor se estiverem errados

  19. Boa tarde!
    Gente precisamos entender que nesse país quem dita como a democracia deve funcionar são quem criam as leis e não a opinião pública, exames toxicológico era pra ser obrigatório para todos pois quem quem está em um volante é responsável mais os criadores das leís colocam essa responsabilidade para uns e outros não ou seja eles quem determinam quem devem ser responsabilizados

  20. O caminhoneiro não precisava fazer toxicológico antes,agora invetaram a lei para controlar os acidentes.E os outros motoristas a b que cometem acidentes.
    Lei tem que ser pra todos.o problema não são os caminhoneiros são os acidentes.

  21. Este idiota que escreveu isso, coloca todos os profissionais do volante como usuários de drogas.
    Dar uma caneta a um imbecil e ele fãs isso.
    Sou profissional não tenho medo de exame, más pagamos pelos viciados.
    Tenham respeito pela minha profissão.

  22. Bom dia!
    Pq não fala dos motoristas de carro pequeno q são os q mais usa drogas‍♂️ DIFÍCIL NOSSO BRASIL Tinha Q SER PRA TODOS

  23. Se realmente quiserem promover a ‘segurança no trânsito’ determinem a obrigatoriedade do toxicológico a TODAS as categorias de habilitação,pois entre motoristas de automóveis de passeio e motociclistas também tem milhares de NÓIAS circulando pelas ruas,avenidas e rodovias do Brasil,buscando suas drogas nas biqueiras a bordo de carros e motos desde populares a luxuosos.

    • O Congresso derrubou a emenda que pretendia exigir o exame dos motoristas das categorias A e B na primeira habilitação. Mas é questão de tempo e será exigido, como já o é para várias outras profissões.

    • Pura verdade Adriano, e digo mais, as amostras de pêlos tem que ser acompanhada com a identificação genética de cada motorista a fim de se evitar fraldes

  24. ESSE NÚMERO NÃO ESTÁ ERRADO?
    EU LI UMA OUTRA NOTÍCIA QUE SÃO 4.2 MILHÕES DE HABILITADOS NA DIRIGIR CAMINHÕES, SENDO O MENOR NÚMERO DESDE 2015 E AQUI FALA EM MAIS DE 11 MILHÕES.

  25. Bom dia,tbm acho que todos motoristas deveria fazer o exame,aí sim justos pra todos

  26. Bom dia
    Na minha opinião todos os motoristas deveriam fazer o exame toxicológico tantos os motoristas profissionais como os motoristas de automóveis e motos e similares

    • Espero que realmente fiscalizem mas fiscalizem os labieatorios que vende resultados fraudulentos

  27. Pq só os camioneiro com a carteira de motorista CDE tem que fase obrigatório a maioria dois acidente e de motorista de carro pequeno tem que ser pra todos que tem a bilitaçao moto outomove pq eles não bebe e Nei osa droga além tem que ser pra todos

  28. Bom dia
    Na minha opinião todos os motoristas deveriam fazer o exame toxicológico tantos os motoristas profissionais como os motoristas de automóveis e motos

  29. Acho que o exame toxicológico deveria ser obrigatório para todas categorias de CNH pois muitos condutores de CNH A e B usam drogas e cometem muitos acidentes de trânsito causando mortes e muita dor aos entes das vítimas,será porque ignoram isso?

    • Para um pai que responde a mais de 16 processos por contravenções política o filho não poderia ser diferente, mais um político do desgoverno Pt

    • Reportagem tendenciosa, super narrativa p/ causar sensacionalismo…. trânsito brasileiro mata muito mais que qualquer guerra, sem o traficante é fato que não haverá usuário em nenhuma categoria.

      • O que mata é a impunidade e quando o governo impede a punição a quem não cumpre a lei, principalmente provável usuário de drogas, está contribuindo para fortalecer o crime organizado. Mais de 7 milhões de motoristas cumpriram a lei e estão assistindo a impunidade dos demais. Quem usa drogas tira o frete de quem não usa, baixa o valor do frete, aceita trabalhar em condições que os profissionais sérios rejeitam. Ao mesmo tempo concordamos que quem compra drogas financia o crime e também é responsável por todos os males decorrentes do uso. Não adianta a sociedade continuar a fechar os olhos para esta realidade. Até porque quem usou a primeira vez não pode alegar que era dependente. Tomou essa decisão consciente e assumiu a responsabilidade.

  30. Esse exame toxicológico tem que ser pra todos os motoristas e condutores de motocicleta ️ e maquinas agrícolas!
    Eu não uso nenhum tipo de drogas sou motorista profissional e vejo muitos motociclistas e motoristas amadores causando acidentes e não são punidos!
    A gente vê esses condutores comprando drogas nesses pontos de vendas nas ruas e ninguém faz nada!
    Muitos que não usa drogas tem que pagar por esses vagabundos que usam.

    • Concordo com algumas ressalvas, o preço do exame deveria ser próximo ao preço de custo e períodos mais curtos e se estender também a políticos, policiais, juízes, médicos e demais categorias que com um piscar de olhos f* a vida de muita gente também, e não é a varejo, é logo no atacado mesmo.

      • O exame custava R$ 320,00 em 2016 e hoje custa em média R$ 130,00. Na época era o equivalente a 110 litros de diesel hoje está na casa dos 30 litros. Quanto a exigência para outras profissões é válido. Cabe esclarecer que antes de ser exigido para motoristas C, D e E, foi exigido para diversas polícias militares, policiais rodoviários, funcionários de companhias aéreas, guardas municipais, e mais recentemente até para o Ministério Público Federal, alunos do IME e ITA. A tendência é ampliar a exigência. O Congresso derrubou emenda que pretendia exgir na primeira habilitação, como forma de evitar que jovens usuários de drogas tivessem acesso a CNH . Mas em breve será.

  31. Os valores estão invertido (o certo está errado e o errado está certo) paga o inocente pelo pecador , é assim que a injustiça perpétua.

  32. Meu nome é Altair, sou Instrutor de trânsito, não faço uso de tabacos ou similares , álcool e muito menos de produtos toxicológico ( maconha, crack etc) porém meu exame deu positivo . Esse sistema é falido, pois fiz o mesmo exame em clínicas e laboratório diferentes ( são 17 laboratórios em todo o Brasil que fazem esse exame) e nos 3 deu resultado POSITIVO. Porém os 3 exames de urina, deu 3 resultados negativo . O que me leva a crer, que todos os 17 LABORATÓRIOS credenciados estão cruzando as informações entre si. Uma vez dando laudo POSITIVO em um LABORATÓRIO, vai dar nos 17 LABORATÓRIOS, talvez para o Sistema não sofrer com ações na justiça, pois o motorista só pode reclamar se houver um exame NEGATIVO, o que é IMPOSSÍVEL!

    • Lamentamos informar que exame de urina detecta uso recente. Pode dar negativo. Já o exame de larga janela (cabelo), exigido pela lei, detecta o uso regular nos últimos 90 dias. Portanto, comparar urina com exame do cabelo, não tem o menor fundamento. Quanto a 17 laboratórios, é o mesmo que ocorre com dezenas de exames. Existe uma rede de laboratórios de coleta mas os exames mais complexos são realizados por poucos laboratórios. Então essa comparação também não procede. Como instrutor de trânsito deveria estadur mais o tema porque não pode alegar para seus “instruídos” desconhecimento do assunto.

  33. O meu motorista foi multado em novembro por ter passado 5 dias do toxicológico vencido ele nunca colocou droga na boca
    Estas leis servi para punir os onestos quem usa droga compra o exame pronto é só pegar chega na sua casa

  34. Por que não reclama dos que tem categoria A e B e se entopem de drogas e não são obrigados ao exame toxicológico, e pq não brigam por exames como o de álcool q é na hora, e já existe, esse exame é facilmente burlado.

  35. Bom dia,vc está esquecendo de comentar que esse exame tem que ser feito por todos os motoristas. Não só pelos profissionais, porque todos os outros também usam drogas regularmente.

  36. Achei meio pesado dizer que o caminhoneiro pode fazer uma “destruição em massa” com um caminhão.

  37. E aqueles de gravata usuario k estão no transito igual os motoristas proficional até quando alguem vai lembra k esses também fasem parte dos motorista k estão nas rodovias

  38. Tem muita gente que tem habilitação D e E e não trabalha com transporte, não faz sentindo ser obrigado a fazer esse exame ( pagar caro para beneficiar alguns laboratório) se for fiscalizado no seu carro de passeio deveria ser tratado como qualquer outro . Multar alguém dirigindo carro de passeio porque não tem o Exame é ROUBO

    • A multa é por não cumprir exigência para a categoria C, D e E. Não quer ser multado escolha outra habilitação. Lei é para ser cumprida. Alegar que é roubo é tentar jogar para a platéia. Cumpra a lei.

  39. Tudo inscritas pq se eles tivesem preocupados com a segurança no trânsito colocava o exame de graça é a cada 5 meses ou um ano é não assim pq a pessoa pode ficar sem usar 3 meses fa o exame é depois volta a se drogar pq eu sou camineiro e não uso só fico revoltados pq ter q pagar mas um impostos esses fdp estão preocupados em arrecadar só isso

  40. ACREDITO EU QUE TOOODOS OS MOTORISTAS SEM DESTINÇAO SE PROFISSSIONAIS OU.DEVERIAM FAZER E SER OBRIGADOS A FAZER O EXAME TOXICOLOGICO!!! AINDA TAMBEM.ACHO QUE DEVERIA SIM ..TAMBEM SER PAGO PELOS ORGAOS OS QUAIS DETEM O IPVA LICENCIAMENTO. ETC. EH CARO.E HONEROSO PARA OS MOTORISTAS! QUER DIZER ENTAO QUE CATEGORIAS. A. E.B. NAO CAUSAM ACIDENTED? NAO FAZEM.USO DE.NENHUM TIPO DE DROGAS ILICITA?? UMA PIADA!!! ISSO EH BRASIL!!!

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