AJUDA AO USUÁRIO: Com o fim da concessão do Anel de Integração, em novembro de 2021, usuários ficaram sem atendimento nas rodovias. Depois de um ano, DER do Paraná contratou empresas para atuarem no atendimento nas rodovias (guincho, socorro mecânico e elétrico). Foto: Divulgação/DER-PR

Desde novembro de 2021, concessão do Anel de Integração foi finalizada. Com isso, Estado assumiu administração das rodovias e investiu R$ 102 milhões para contratar serviços de guincho, socorro mecânico e elétrico e criou o Centro de Operações Integradas (COI), que coordena todas as operação

Após o fim da concessão das rodovias do Anel de Integração, no Paraná, em novembro de 2021, os usuários ficaram sem o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) das concessionárias, e a malha viária, sem a conservação rotineira.

Diante desse cenário, o Governo do Estado do Paraná contratou, um mês depois do término dos contrato, em dezembro de 2021, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) empresas para fazerem a conservação do pavimento e faixa de domínio das rodovias estaduais. E, quase dois anos depois, foram contratadas as empresas para prestarem socorro de guincho e mecânico e elétrico aos usuários.

De lá para cá, segundo o governo paranaense, foram 80 mil atendimentos nas rodovias do antigo Anel de Integração, entre eles, apoio com guincho e socorro para panes mecânica e elétrica, além de problemas com pneus, remoção de veículos e retirada de objetos da pista.

De acordo com o governo, esse atendimento continua sendo gratuito, prestado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), por meio da Operação de Tráfego Rodoviário.

COI

Lançado em novembro de 2021, o Centro de Operações Integradas (COI) do DER-PR faz os atendimentos por meio do telefone 0800 400 0404, disponível 24 horas por dia, todos os dias, inclusive em feriados.

24 HORAS: Sempre atentos, os funcionários que atuam no Centro de Operações Integradas (COI) do DER-PR acionam o recurso necessário para cada solicitação de socorro. Foto: Divulgação/DER-PR

Em janeiro deste ano, o DER registrou o maior número de atendimentos, com 9.112 ocorrências. Em termos de rodovias, a BR-277, que vai de Paranaguá (PR) até Foz do Iguaçu (PR), foi a que mais registrou demandas: 41 mil casos de prestação de serviço pelo DER na rodovia federal.

Segundo o DER, completam a lista de rodovias mais atendidas a BR-376, com 16.139 ocorrências, e a BR-369, com 7.422 ocorrências, ambas administradas pelo governo federal. Entre as rodovias estaduais, a PR-151, que cruza o Paraná de norte a sul, foi a mais atendida, com 3.443 atendimentos.

PANES: Não importa qual seja a pane, mecânica ou elétrica, as equipes contratadas pelo atendimento ao usuários, tentam sanar os problemas. Caso não seja possível, o guincho remove para um local seguro. Foto: Divulgação/DER-PR

Investimento

Após o fim da concessão dos pedágios, o Governo do Paraná preparou o investimento de R$ 102 milhões para a prestação de socorro através da Operação de Tráfego Rodoviário. No início do ano passado, o DER estruturou e inaugurou o COI para garantir o amparo aos usuários, atualmente atuando em mais de 2.400 quilômetros. Diariamente, equipes específicas percorrem 100% da malha, três vezes por dia, prestando auxílio e reforçando a sinalização em locais com incidentes, como baixa visibilidade na pista e engarrafamentos.

O DER também disponibiliza caminhões-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, e veículo-boiadeiro para atendimento a situações envolvendo animais soltos na pista. Já o COI direciona a chamada, caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) e Instituto Água e Terra (IAT).

Entre março e abril de 2022, o DER passou a atender as rodovias do antigo lote 2 (Viapar), lote 3 (EcoCataratas), lote 4 (Caminhos do Paraná) lote 5 (Rodonorte) e lote 6 (Ecovia). O lote 1 (Econorte) foi incluído apenas em novembro, após o término de um acordo com a concessionária, chegando ao atendimento de 100% da malha pelo governo estadual.

GUINCHOS: O atendimento nas rodovias do antigo Anel de Integração envolve desobstrução de pista, em caso de acidentes, e remoção de veículos quebrados e avariados. Foto: Divulgação/DER-PR

Conservação

Enquanto o novo programa de concessão de pedágios está em elaboração em conjunto com o governo federal, o Governo do Paraná investe quase R$ 120 milhões em obras de conservação e manutenção das rodovias estaduais que pertenciam ao antigo Anel de Integração.

Já a manutenção e conservação das rodovias federais estão sob responsabilidade do governo federal, por meio do Dnit.