Foto: Divulgação/Governo de MS

De acordo com o edital, assinado nesta semana, tarifas devem variar entre R$ 4 e R$ 10,60

Mais uma concessão de rodovias foi sacramentada no Estado de Mato Grosso do Sul com a participação do Grupo Way Brasil, que passa a controlar a MS-112 e trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436. O Way Brasil já tem a concessão da MS-306, desde 2019.

De acordo com o edital, o Grupo ficará responsável pela manutenção viária, melhorias de tráfego e capacidade rodoviária de 412,8 quilômetros de estradas em Mato Grosso do Sul e que passam pelas cidades de Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, região nordeste do Estado, além da construção de seis praças de pedágio, que terão tarifas entre R$ e R$10,70 (base de julho de 2021).

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, “são 413 quilômetros de rodovias que irão contar com terceira faixa, acostamento, apoio e suporte ao usuário com ambulâncias, guinchos e conectividade, que é uma inovação nesses contratos. É fundamental que tenhamos essa malha rodoviária para dar condições para toda essa região, que tem crescido muito com grandes investimentos industriais“.

Todo o processo, desde a fase de estudos até a assinatura do contrato, foi coordenado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado.

Durante a solenidade, o diretor-presidente da concessionária Way, Paulo Lopes, anunciou uma parceria com uma operadora de telefonia que vai oferecer aos usuários serviços de Internet 4G ao longo da rodovia.

O diretor ainda fez uma apresentação do Grupo, que também administra a MS-306. A nova concessão contará com seis bases operacionais, com unidades da Polícia Rodoviária Militar, em Três Lagoas, além de recuperar uma base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Paranaíba (MS), e a reforma da unidade da Secretaria da Fazenda, em Aparecida do Taboado (MS).

No primeiro ano, vamos fazer a recuperação do pavimento. As principais obras do segundo ao quinto ano serão a instalação de radares, sensores e a recuperação total do pavimento“.

Ainda segundo Lopes, a estimativa é que a operação recolha em impostos cerca de 2 milhões de reais para cada município, e gere 300 empregos diretos com as obras e 2 mil indiretos. Ao longo de 30 anos, a concessionária investirá em torno de R$ 3,5 bilhões.

O contrato ainda inclui 3,8 quilômetros da ponte rodoferroviária, oferecendo agilidade, segurança aos usuários e novas possibilidades logísticas.

Sob administração da União, os trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436 foram delegados em importante parceria entre o Estado e o Governo Federal.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, parabenizou o ex-governador Reinaldo Azambuja, presente ao evento, e que foi responsável por idealizar o projeto. “Investimento importante para a região do Bolsão que se desenvolve e possui uma matriz na área de reflorestamento e celulose”, completou Peluffo.

Pedágios

Conforme prevê o edital de concessão, sies praças de pedágio devem ser construídas, sendo:

  • BR-158, nos km 77, 117 (ambos em Paranaíba) e 173+600 (Aparecida do Taboado)
  • MS-112, nos km 68 (Selvíria) e 190+600 (Cassilândia)
  • BR-436, no km 14 (Aparecida do Taboado)

Segundo o contrato, as tarifas devem variar entre R$4 e R$10,70 (valor base julho de 2021).

Além disso, estão previstos a construção de seis bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), uma base da Polícia Militar Rodoviária (PMRv); uma base da PRF; reforma de uma base da PRF; construção de um posto da Agência Reguladora Estadual (AGEMS); construção da sede da Concessionária e do Centro de Controle Operacional (CCO); construção de Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).