Calibrar corretamente os pneus, em caminhões e ônibus, é fundamental para a estabilidade do veículo e a segurança de todos
Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que a checagem de um item – considerado fundamental – seja deixado de lado, antes de uma viagem: os pneus.
Além de calibrá-los corretamente, é preciso estar atento à manutenção preventiva especificada pela montadora, que inclui o alinhamento e balanceamento, entre outros procedimentos.
O Estradas publica a partir de hoje, matérias nas quais serão mostrados os principais cuidados que os motoristas devem ter com os pneus de seus veículos.
A reportagem conversou com especialistas de empresas especializadas em pneus para carros de passeio e veículos comerciais.
O bate-papo desta quarta-feira (21) é com Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone doBrasil.
Estradas- Qual a importância da calibragem para veículos pesados?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Seja os pneus de carga ou de passeio, manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo e, consequentemente, a segurança do condutor. Rodar com a pressão abaixo da indicada resulta em perda de aderência e instabilidade, tem o risco de detalonamento, deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem, maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível. Por outro lado, um pneu calibrado com pressão acima da recomendada pela montadora também aumenta o desgaste e reduz o conforto, pois a suspensão tem mais dificuldade para absorver as irregularidades da pista. Por isso, manter os componentes com a quantidade correta de ar – descrita no manual do usuário – garante mais segurança e eficiência aos pneus.
Estradas – No caminhão-trator é usada uma pressão mais baixa do que quando ele já tem engatada uma carreta. No caso de o motorista dirigir somente o cavalo, há casos em que baixam demais a pressão dos pneus. De que forma isso pode afetar a vida dos pneus e quais os riscos que representa?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Para determinar a pressão correta de um pneu para determinado veículo, um dos fatores fundamentais a serem levados em consideração é a carga incidente sobre cada pneu. Desta forma, um cavalo mecânico desengatado terá a pressão recomendada muito abaixo daquela pressão recomendada para o veículo engatado (com carga), sem comprometer as características do pneu.
Estradas – Os pneus fabricados no Brasil levam em consideração a precariedade das nossas estradas?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Sim, todos os pneus produzidos pela Bridgestone são desenvolvidos levando em consideração o nível de severidade dos mercados em que o produto será aplicado. Constantemente, investimos em novas tecnologias para oferecer aos consumidores produtos atuais e que os coloquem nas estradas com maior segurança, performance e economia. Além disso, desenvolvemos múltiplas soluções que dão suporte durante todo o ciclo de vida do pneu – do início da operação de um pneu, seguido pela realização de serviços preventivos que contribuem para o aumento de sua vida útil e a garantia de uma nova vida ao pneu por meio da recapagem. Por fim, até o momento da sua retirada de circulação, em que a companhia realiza a destinação e descarte correto do produto, por meio da reciclagem.
Estradas – Quais os danos causados aos pneus e risco para a segurança no transporte do excesso de carga?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Os prejuízos são altos. O sobrepeso nos pneus gera um desgaste que encurta a vida útil tanto dos pneus quanto das peças (cilindros do motor, eixos e caixa de transmissão, conjunto da quinta-roda e cubos de roda, entre outros), fazendo-se necessário a troca dos mesmos com mais frequência, além de aumentar de forma substancial o consumo de combustível. Soma-se a isso um sobre-esforço dos componentes do caminhão, que pode comprometer a estrutura do chassi, depreciando o automóvel de forma mais rápida.
Além disso, a sobrecarga torna a condução mais difícil, principalmente em curvas e manobras mais delicadas e pistas molhadas. Isso pode ocasionar desequilíbrios e, como consequência, o tombamento dos produtos ou do veículo, causando a perda da carga e até mesmo colocando em risco a vida do condutor.
Estradas – Os senhores têm algum manual de orientação sobre os cuidados com os pneus de carga disponível no site?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Em nossas comunicações sempre enfatizamos o cuidado com pneus. Dentre os cuidados que aumentam a vida útil do pneu de caminhão, estão:
Calibragem: Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada contribui para a economia de combustível, evitando que o motor do veículo seja sobrecarregado.
Também é recomendado respeitar as medidas indicadas pelo fabricante para pneus e rodas, e analisar o tipo de solo a ser percorrido, já que utilizar na cidade um modelo destinado ao uso off road, poderá acarretar o aumento no consumo de combustível e comprometer a estabilidade e durabilidade das peças do veículo.
Alinhamento: verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados para caminhões também contribui com a redução do uso de combustível. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, afetando a sua vida útil. Além disso, é importante realizar o rodízio de pneus a cada 10 mil km para caminhões e ônibus.
Balanceamento: um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.
Emparelhamento: Trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo de um caminhão ou ônibus. O motorista deve manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida – novo com novo, reformado com reformado.
Desenho da banda para caminhão e ônibus: Esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade. Por isso, a escolha correta deste item também preserva a vida útil de um pneu.
Estradas – Qualquer outra observação que considerem importante quanto à correta manutenção dos pneus de veículos de carga ou passageiros?
Roberto Ayala, da Bridgestone – Para veículos de passeio, sempre se atentar ao período correto de manutenção especificado por cada montadora, além da correta pressão de utilização.
Para veículos de carga, é sempre importante solicitar uma consultoria técnica para obter a pressão correta a ser utilizada, bem como a melhor prática de rodízio dos pneus, momento de remoção correto dos pneus, etc, a fim de prolongar a vida útil dos mesmos, além de contribuir para uma importante redução no consumo de combustível e redução de emissão de CO2.