CALIBRAGEM: Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que a checagem de um item - considerado fundamental – seja deixado de lado antes de uma viagem: os pneus. Foto: Aderlei de Souza

Calibrar corretamente os pneus, em caminhões e ônibus, é fundamental para a estabilidade do veículo e a segurança de todos

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que a checagem de um item – considerado fundamental – seja deixado de lado, antes de uma viagem: os pneus.

Além de calibrá-los corretamente, é preciso estar atento à manutenção preventiva especificada pela montadora, que inclui o alinhamento e balanceamento, entre outros procedimentos.

O Estradas publica a partir de hoje, matérias nas quais serão mostrados os principais cuidados que os motoristas devem ter com os pneus de seus veículos.

A reportagem conversou com especialistas de empresas especializadas em pneus para carros de passeio e veículos comerciais.

O bate-papo desta quarta-feira (21) é com Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone doBrasil.

Estradas- Qual a importância da calibragem para veículos pesados?

Roberto Ayala, da Bridgestone Seja os pneus de carga ou de passeio, manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo e, consequentemente, a segurança do condutor. Rodar com a pressão abaixo da indicada resulta em perda de aderência e instabilidade, tem o risco de detalonamento, deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem, maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível. Por outro lado, um pneu calibrado com pressão acima da recomendada pela montadora também aumenta o desgaste e reduz o conforto, pois a suspensão tem mais dificuldade para absorver as irregularidades da pista. Por isso, manter os componentes com a quantidade correta de ar – descrita no manual do usuário – garante mais segurança e eficiência aos pneus.

Estradas – No caminhão-trator é usada uma pressão mais baixa do que quando ele já tem engatada uma carreta. No caso de o motorista dirigir somente o cavalo, há casos em que baixam demais a pressão dos pneus. De que forma isso pode afetar a vida dos pneus e quais os riscos que representa?

Roberto Ayala, da Bridgestone Para determinar a pressão correta de um pneu para determinado veículo, um dos fatores fundamentais a serem levados em consideração é a carga incidente sobre cada pneu. Desta forma, um cavalo mecânico desengatado terá a pressão recomendada muito abaixo daquela pressão recomendada para o veículo engatado (com carga), sem comprometer as características do pneu.

CAVALO MECÂNICO: De acordo com o engenheiro Ayala, um cavalo mecânico desengatado terá a pressão recomendada muito abaixo daquela pressão recomendada para o veículo engatado (com carga), sem comprometer as características do pneu. Foto: Aderlei de Souza

Estradas – Os pneus fabricados no Brasil levam em consideração a precariedade das nossas estradas?

Roberto Ayala, da Bridgestone Sim, todos os pneus produzidos pela Bridgestone são desenvolvidos levando em consideração o nível de severidade dos mercados em que o produto será aplicado. Constantemente, investimos em novas tecnologias para oferecer aos consumidores produtos atuais e que os coloquem nas estradas com maior segurança, performance e economia. Além disso, desenvolvemos múltiplas soluções que dão suporte durante todo o ciclo de vida do pneu – do início da operação de um pneu, seguido pela realização de serviços preventivos que contribuem para o aumento de sua vida útil e a garantia de uma nova vida ao pneu por meio da recapagem. Por fim, até o momento da sua retirada de circulação, em que a companhia realiza a destinação e descarte correto do produto, por meio da reciclagem.

Estradas – Quais os danos causados aos pneus e risco para a segurança no transporte do excesso de carga?

Roberto Ayala, da Bridgestone Os prejuízos são altos. O sobrepeso nos pneus gera um desgaste que encurta a vida útil tanto dos pneus quanto das peças (cilindros do motor, eixos e caixa de transmissão, conjunto da quinta-roda e cubos de roda, entre outros), fazendo-se necessário a troca dos mesmos com mais frequência, além de aumentar de forma substancial o consumo de combustível. Soma-se a isso um sobre-esforço dos componentes do caminhão, que pode comprometer a estrutura do chassi, depreciando o automóvel de forma mais rápida.

Além disso, a sobrecarga torna a condução mais difícil, principalmente em curvas e manobras mais delicadas e pistas molhadas. Isso pode ocasionar desequilíbrios e, como consequência, o tombamento dos produtos ou do veículo, causando a perda da carga e até mesmo colocando em risco a vida do condutor.

Estradas  – Os senhores têm algum manual de orientação sobre os cuidados com os pneus de carga disponível no site?

Roberto Ayala, da Bridgestone Em nossas comunicações sempre enfatizamos o cuidado com pneus. Dentre os cuidados que aumentam a vida útil do pneu de caminhão, estão:

Calibragem: Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada contribui para a economia de combustível, evitando que o motor do veículo seja sobrecarregado.
Também é recomendado respeitar as medidas indicadas pelo fabricante para pneus e rodas, e analisar o tipo de solo a ser percorrido, já que utilizar na cidade um modelo destinado ao uso off road, poderá acarretar o aumento no consumo de combustível e comprometer a estabilidade e durabilidade das peças do veículo.

Alinhamento: verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados para caminhões também contribui com a redução do uso de combustível. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, afetando a sua vida útil. Além disso, é importante realizar o rodízio de pneus a cada 10 mil km para caminhões e ônibus.

Balanceamento: um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.

Emparelhamento: Trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo de um caminhão ou ônibus. O motorista deve manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida – novo com novo, reformado com reformado.

Desenho da banda para caminhão e ônibus: Esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade. Por isso, a escolha correta deste item também preserva a vida útil de um pneu.

EMPARELHAMENTO: Segundo Ayala, o motorista deve manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida – novo com novo, reformado com reformado. Foto: Aderlei de Souza

Estradas  – Qualquer outra observação que considerem importante quanto à correta manutenção dos pneus de veículos de carga ou passageiros?

Roberto Ayala, da Bridgestone Para veículos de passeio, sempre se atentar ao período correto de manutenção especificado por cada montadora, além da correta pressão de utilização.

Para veículos de carga, é sempre importante solicitar uma consultoria técnica para obter a pressão correta a ser utilizada, bem como a melhor prática de rodízio dos pneus, momento de remoção correto dos pneus, etc, a fim de prolongar a vida útil dos mesmos, além de contribuir para uma importante redução no consumo de combustível e redução de emissão de CO2.