COLISÃO FATAL: Colisão do ônibus com bitrem da Iveco na BR-163 pode ter sido causada por cochilo do motorista da Ouro e Prata, segundo informações de testemunhas. Perícia vai apurar. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na tarde desse domingo (25), no município de Trairão, região sudoeste do Estado; coletivo bateu na lateral de uma carreta bitrem e deixou seis feridos

Um grave acidente (sinistro) no km 541 da BR-163, entre Vila Planalto e Jamanxizinho, no município de Trairão, no sudoeste do Pará, na tarde desse domingo (25), envolvendo um ônibus da empresa Ouro e Prata e uma carreta Iveco, do tipo bitrem, deixou ao menos três pessoas mortas e seis feridas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda de acordo com a Corporação, o sinistro foi por volta de 15h15. O ônibus fazia o trajeto Porto Alegre (RS) – Santarém (PA). As vítimas fatais eram passageiras do ônibus. Os nomes não foram divulgados. Seis pessoas ficaram feridas.

Segundo informações de testemunhas, uma das hipóteses da causa da colisão seria a de que o motorista do ônibus “cochilou” ao volante e o veículo bateu na lateral da carreta, que seguia no sentido contrário. Os feridos foram encaminhados para um hospital em Trairão (PA). A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Sem resposta

O Estradas manteve contato, nesta segunda-feira (26), com a empresa Ouro e Prata para saber mais detalhes da ocorrência. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa enviou a seguinte nota oficial:

A Viação Ouro e Prata lamenta o ocorrido na tarde deste domingo, na BR-163, próximo da Vila Planalto, Pará, com ônibus que faz a linha Porto Alegre-Santarém. A empresa imediatamente colocou toda estrutura de apoio e suporte para atendimento aos passageiros que estavam no veículo, tanto no encaminhamento para assistência, quanto na sequência da viagem. Ao mesmo tempo, busca informações e aguada a investigação sobre as causas que levaram ao evento.”

LATERAL: Bitrem da Iveco foi atingido pelo ônibus da Ouro e Prata na lateral da carreta. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ônibus tem multas recentes

A reportagem apurou que o veículo é uma Mercedes-Benz, ano 2015, modelo Marcopolo Paradiso, e está com o cronotacógrafo – a caixa-preta do setor de transporte rodoviário – em ordem, com validade até setembro de 2024.

O Estradas também apurou que há um registro recente, em aberto, de multa na BR-386, em janeiro deste ano, no sistema da PRF, por “conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran“.

Já no sistema do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), há uma multa por excesso de velocidade em até 20% do limite legal, aplicada em abril deste ano, na BR-467, no Paraná.

Falta de fiscalização

Denúncia do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) alerta para a possível suspensão da fiscalização do transporte rodoviário nas rodovias federais brasileiras, por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo o Sindicato, a ANTT “ameaça novamente fechar a coordenação de fiscalização de infraestrutura rodoviária no Paraná e esse movimento é um retrocesso para os servidores e à segurança dos condutores“.