Estradas obteve uma análise preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, na qual diz haver indícios de que o condutor do ônibus possa ter cochilado ao volante, uma vez que não havia marcas de frenagem e nenhum outro indício de alguma reação brusca
Cochilo ao volante do ônibus. Essa pode ser a principal causa do acidente (sinistro) que levou o motorista Magnus Zarembski, de 37 anos, a colidir na traseira de um caminhão no km 354 da BR-101, em Jaguaruna (SC), na madrugada dessa segunda-feira (13), provocando a morte dele e ferimentos em uma passageira.
Essa é uma análise preliminar que o Estradas obteve junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (14).
Segundo a Corporação catarinense, não havia marcas de frenagem e nenhum outro indício que o motorista do ônibus tenha tido alguma reação brusca.
Ainda de acordo com a PRF-SC, o cronotacógrafo (tacógrafo) do caminhão estava com o disco atrasado desde janeiro. O condutor foi submetido ao teste de etilômetro, que deu negativo para a ingestão de álcool. Já o cronotacógrafo do ônibus Scania está válido, conforme apurou o Estradas.
Quanto aos documentos dos condutores, a PRF-SC informou que ambos estavam com as CNHs e os exames toxicológicos em dia, assim como faziam uso do cinto de segurança.
Segundo a PRF-SC, a Polícia Civil de Jaguaruna (SC) está responsável pelas investigações.
O sinistro
Era madrugada de segunda-feira (13), quando o ônibus Scania, modelo Marcopolo Paradiso DDR, ano 2009, placas MHJ0623, conduzido pelo motorista e sócio da empresa RGA Santa Rosa Turismo Ltda., Magnus Fernando Zarembski, colidiu na traseira de um caminhão, carregado de semente de girassol na altura do 354 da BR-101, em Jaguaruna (SC).
Zarembski não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Uma passageira, de 70 anos, ficou ferida e foi atendida no Hospital HCJ, em Jaguaruna (SC), e teve alta médica, ainda na tard de segunda (13), conforme disse o outro proprietário da RGA, Gerson Andrighetti.
Segundo Andrighetti, o ônibus transportava 42 pessoas, sendo 40 passageiros e dois motoristas. o Veículo fazia o trajeto Santa Rosa (RS) a Itapema (SC).
Sócio da empresa
O Estradas apurou também na tarde de segunda-feira (13), que o motorista do ônibus, Magnus Fernando Zarembski, de 37 anos, que morreu na colisão na BR-101, em Jaguaruna (SC), na madrugada desta segunda (13), era um dos sócios da empresa RGA Santa Rosa Turismo Ltda. e viajava com outro motorista, conforme disse Gerson Andrighetti, outro sócio.
De acordo com Andrighetti, ele e Adilson Kotowski, o terceiro sócio da RGA, se deslocaram até Jaguaruna para se inteirar da ocorrência. “O motorista que estava com nosso sócio está em choque. A mulher que ficou ferida já recebeu alta médica e foi liberada”, disse.
Andrighetti disse também que a empresa sempre coloca dois motoristas para as viagens de turismo. “Além de mantermos o veículo em ordem, prezamos muito pela segurança dos passageiros”.
Comentários encerrados