CONCRETO NO LUGAR DE MADEIRA: Noves Obras de Arte Especiais (OAEs) substituem em definitivo pontes de madeira que existiam na região: mais segurança aos usuários. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Ministério do Transporte e realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as oito Obras de Arte Especiais (OAEs) já recebem o tráfego da região

Oito Obras de Arte Especiais (OAEs) já estão liberadas ao tráfego de veículos, principalmente de carga, na Rodovia Transamazônica (BR-230), possibilitando viagens mais seguras aos usuários e ao transporte de cargas.

De acordo com o Ministério dos Transportes (MT), os serviços de superestrutura, acabamento e instalação de dispositivos de segurança foram concluídos recentemente. Com isso, as pontes foram liberadas ao tráfego de veículos, substituindo, em definitivo, pontes de madeira que eram usadas na região.

As obras foram coordenadas pelo Ministério do Transporte e realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As oito pontes entregues à população do Pará estão localizadas ao longo da BR-230, uma das rodovias mais importantes do estado.

Vejas os locais:

  • Ponte 1 – Km 199,8, erguida sobre o igarapé Jaú, tem 19,6m de extensão
  • Ponte 2 – Km 202, com 29,3m de extensão, fica a Jaú I
  • Ponte 3 – Km 203, com 29,7m de extensão, está a Jaú II
  • Ponte 4 – Km 212, com 20,8m está a Ponte Jacaré
  • Ponte 5 – Km 220, com 17m, está a Ponte Nova Descoberta
  • Ponte 6 – Km 225, está a Valentim, com 29,4 metros
  • Ponte 7 – Km 235, com 26,5 metros, fica a Arapari
  • Ponte 8 – Km 238, erguida sobre o igarapé Preguiça, tem 23,6m de extensão

Segundo o Dnit, os empreendimentos são estratégicos para o desenvolvimento econômico regional, uma vez que facilitam o escoamento da produção e promovem a integração do Norte do país. Além disso, representam garantia à população de mais celeridade e segurança no deslocamento diário.

Com informações da Ascom do Dnit