A ALE iniciou 2011 com atuação em um novo segmento de mercado. A companhia, que opera na distribuição de combustíveis líquidos e lubrificantes, agora também produz, comercializa e distribui produtos asfálticos em todo o território nacional. Para começar a produção e comercialização no segmento, a empresa vai investir cerca de R$ 1,7 milhão nos próximos cinco anos em uma fábrica de emulsão asfáltica, localizada em Ponta Grossa (PR).

Até o fim de 2012, a ALE pretende conquistar 4% desse mercado, que movimenta cerca de R$ 2,95 bilhões anualmente (o equivalente a 2,8 milhões de toneladas). A partir de abril deste ano, a expectativa da companhia é de comercializar aproximadamente 4,6 mil toneladas de produtos asfálticos por mês.

Nesse segmento, a ALE espera faturar R$ 46 milhões, vendendo para clientes da iniciativa pública e privada, como governos federal, estadual e municipal, concessionárias de serviço público e grandes consumidores. A maior parte dos produtos distribuídos deve ser destinada a pavimentação.

A ALE decidiu ingressar nesse setor depois de ter adquirido, em dezembro de 2008, a Repsol, companhia espanhola que já atuava na produção e distribuição de asfaltos no Brasil. “Esse é um mercado que vem apresentando um grande crescimento nos últimos anos e tem um potencial muito grande no cenário econômico brasileiro”, aponta o presidente da companhia, Marcelo Alecrim.

Em 2010, além de arrendar a fábrica de emulsões, que será totalmente operada por funcionários da ALE, a empresa fez outros investimentos para se adequar à comercialização de produtos asfálticos, seguindo exigências da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Algumas adaptações foram a adequação da fábrica, a montagem de um laboratório de controle de qualidade e a capacitação das equipes de operações e comercial. “A fábrica já está pronta para começar a produção de emulsão asfáltica e também para produzir asfaltos modificados”, destaca Alecrim.