Artigo: DPVAT – SEGURO QUE PROTEGE TODOS OS BRASILEIROS

Postado dia 14/10/2013 | Tags:, , , , | 0 comentário

DPVAT – SEGURO QUE PROTEGE TODOS OS BRASILEIROS

Autor: Rodolfo Rizzotto – Coordenador do SOS Estradas

A maioria dos brasileiros já ouviram falar do DPVAT. O nome é complicado:   Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre,  que existe desde 1974. É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, ou seja, não importa quem foi o responsável pelo acidente, motorista, passageiro ou pedestre. O DPVAT oferece coberturas para: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares .

Entretanto, apesar das campanhas do DPVAT, nós percebemos ao longo dos anos que a maioria das pessoas quando toma ciência de alguma campanha do seguro, presta bem menos atenção do que deveria. É da natureza humana pensar assim: isso não é pra mim, nunca me envolvi num acidente grave.

O que os brasileiros precisam entender é que o Seguro DPVAT foi uma conquista de todos. Afinal, ele protege toda a população e a maioria não tem veículo, portanto, jamais pagou DPVAT. Portanto, os benefícios dessa proteção cobrem todos os brasileiros e são pagos pelos proprietários de veículos.

Para que se tenha uma idéia de como Brasil está avançado nesse tipo de seguro social, ocorreu um acidente muito grave há poucos dias no Peru, onde um ônibus, com 51 ocupantes, saiu da pista e caiu num despenhadeiro. Foram 51 mortos, todos de origem muito humilde.

Apesar de existir naquele país seguro semelhante ao DPVAT, apenas as famílias do motorista e ajudante serão beneficiados. Os familiares dos 49 passageiros não vão receber nada, porque o transporte era clandestino e o seguro dos passageiros não foi pago.

No Brasil, a mesma situação teria tratamento completamente diferente, todas as vítimas e seus familiares teriam direito a indenização. Não importa se o veículo está regularizado, com seguro em dia, se a viagem é legal ou ilegal. O que confirma a grande conquistas que foi o DPVAT no Brasil, principalmente para as pessoas mais humildes.

Isso não quer dizer que não tenhamos problemas. Dentre eles estão os abutres de plantão, que na hora do acidente aparecem oferecendo “ajuda”para receber o seguro DPVAT.

Infelizmente, muitas pessoas não prestam atenção nas campanhas do DPVAT e esquecem que podem fazer tudo sózinhas, sem precisar de advogado, muito menos de “ajuda” de terceiros.

Já encontrei em algumas cidades anúncios nos postes informando que ajudam você a receber o DPVAT. No antigo Orkut e no Facebook, rede sociais tão populares, é possível encontrar gente se oferecendo para “ajudar”. Lembre-se do ditado: “Esmola demais até o santo desconfia!”

Na prática, essas pessoas pegam uma procuração, dão entrada no processo e, quando não levam todo dinheiro, cobram uma comissão ou valor substancial pelo” serviço” e a vítima as vezes ainda fica agradecida.

Por isso, fique atento as campanhas do DPVAT. Lembre que existe um telefone 0800 022 1204 , que funciona 24h e o site www.dpvatsegurodotransito.com.br , onde estão todas as explicações sobre como receber o DPVAT , numa linguagem simples e acessível.


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *