A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) está realizando obras para alargamento da ponte sobre o Rio Bananal (km-101,8), no início da subida do trecho da Serra, na Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ). Desta forma, para permitir a realização da primeira etapa da montagem das vigas e pré-lajes, o fluxo de veículos no local será feito em sistema de pare e siga nesta quarta (13/7) e quinta-feira (14/7), entre 10h e 16h, sendo necessárias algumas interdições totais do tráfego neste trecho, por períodos máximos estimados em até 20 minutos.

Em função da forte incidência de nevoeiro no trecho da Serra nesta época do ano, a CRT e a PRF ficaram impossibilitadas de autorizar a realização dos trabalhos no período noturno para evitar o risco de acidentes pela falta de visibilidade. Mas, para minimizar o impacto desta intervenção no tráfego da rodovia, a concessionária decidiu que a mesma aconteceria no meio da semana e em horário de menor movimento de veículos. No total, haverá interferência em, no máximo, 800 metros do trecho da Serra, incluindo-se nesta extensão a obra da ponte sobre o Rio Bananal e o segmento da construção da terceira faixa, confirmando-se assim o compromisso da concessionária de manter apenas uma intervenção com até 1.500 metros em cada etapa da obra.

O alargamento da ponte sobre o Rio Bananal, atualmente, está na fase de lançamento e montagem do primeiro vão na qual com instalação de três vigas e 12 peças de lajes. Para agilização deste serviço serão utilizados caminhões do tipo “munck”, os quais ficarão posicionados em uma das faixas de rolamento da rodovia. Os elementos estruturais serão içados destes veículos para implantação na ponte e, neste momento, é que se fará necessária a interdição total da via no trecho com duração estimada em até 20 minutos. Equipes da CRT serão mantidas de prontidão no local para orientação aos motoristas e o tráfego será liberado tão logo o serviço seja concluído.