A Concessionária SPMar, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, dará início hoje às construções da via a partir de canteiro de obras localizado no Km 86, em Mauá. O tramo, que terá 43,8 quilômetros de extensão, ligará os segmentos Sul e Norte passando por Ribeirão Pires, Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.

A expectativa da empresa é de concluir os trabalhos no primeiro semestre de 2014. No total, a construção das pistas deverá custar R$ 4 bilhões – e a SPMar ainda terá de investir R$ 1 bilhão no Trecho Sul, via que assumiu a administração quando foi anunciada vencedora da licitação do Trecho Leste.

Dos 43,8 quilômetros da via expressa, o projeto prevê que 14,5 cortarão Ribeirão Pires e cerca de 800 metros passarão por Mauá. Na primeira cidade, ainda de acordo com o projeto, estão previstas 144 desapropriações. Em Mauá, outros 56 imóveis deverão ser removidos.

Apesar do longo trajeto em Ribeirão Pires, o anel viário passará selado pelo município, sem oferecer nenhuma alça de acesso. Não haverá também ligação entre o Rodoanel e a Rodovia Índio Tibiriçá, que permanecerá sendo utilizada apenas para o trânsito local.

PEDÁGIO
A SPMar entregou à Agência Reguladora dos Serviços de Transporte a lista de todas as melhorias que precisa fazer no Trecho Sul para ter início a cobrança dos pedágios. A agência está em fase final de análise e poderá liberar a operação das quatro praças de cobrança ainda em setembro.