AVALIAÇÃO: Implantado há dois meses pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o sistema de avaliação das autoescolas já foi abastecido por 15 mil alunos que fizeram curso teórico ou prático de direção veicular, ou reciclagem de condutor, em todo o Estado. Foto: Divulgação

Em vigor desde maio passado, sistema é exclusivo para alunos

Implantado há dois meses pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o sistema de avaliação das autoescolas já foi abastecido por 15 mil alunos que fizeram curso teórico ou prático de direção veicular, ou reciclagem de condutor, em todo o Estado.

O objetivo da ferramenta é proporcionar aos cidadãos condições para escolher o Centro de Formação de Condutor (CFC) que melhor atender suas exigências. Além disso, pode aumentar a qualidade dos serviços mediante a concorrência com outras empresas.

O condutor ou candidato, ao concluir o curso, recebe do órgão um convite para avaliar a autoescola. O convite pode ser acessado com login e senha do aluno na área de mensagens do site do departamento (www.detran.sp.gov.br). O serviço é gratuito.

A ferramenta permite consultar as notas dadas aos serviços prestados pelos centros de formação de condutores (CFCs). Sete quesitos são avaliados pelos alunos: agenda, ensino, instalações, localização, transparência, atendimento e preço.

“O sistema de avaliação do Detran de São Paulo é semelhante àqueles usados para avaliação de hotéis, restaurantes e transporte. Você dá nota para cada quesito e, depois, o cidadão pode consultar as avaliações e decidir qual autoescola contratar”, afirmou Jânio Loiola de Oliveira, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.

Avaliações

O item mais bem avaliado pelos alunos foi ensino, com nota 4,6. Nesse quesito, os alunos consideram a qualidade das aulas, dos professores e do aprendizado. Transparência, atendimento e localização têm a mesma avaliação, 4,5, seguido por agenda (4,4), instalações (4,3) e preço (4,2).

O serviço do Detran-SP, inédito entre todos os Detrans do Brasil, não tem caráter fiscalizatório ou de sanção. “O objetivo é gerar informação para o cidadão fazer a melhor escolha por um CFC e aprimorar os dados para melhor concorrência”, disse Oliveira.

O candidato só pode avaliar uma única vez a autoescola, a cada curso realizado. O convite da avaliação é enviado ao cidadão após a emissão do certificado de conclusão do curso. A avaliação pode ser feita em até 12 meses após a emissão desse certificado.

Pesquisa no Portal

Para pesquisar as autoescolas, o cidadão acessa o site do Detran-SP, clica na área “Parceiros”, localizada no final da página principal e, em seguida, clica em “Pesquisa de CFCs credenciados”. Pode digitar o nome da autoescola ou pesquisar por estabelecimentos nas cidades.

Além da avaliação dos usuários, o cidadão pode encontrar no portal todas as informações sobre a autoescola, como a quantidade de veículos para as aulas práticas de direção, a quantidade de salas de ensino, nome de diretores e instrutores de ensino.

O Detran-SP tem 3,4 mil autoescolas credenciadas. Em 2018, foram emitidas 608.215 novas habilitações no Estado, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Ao todo, São Paulo tem cerca de 24 milhões de habilitações registradas.

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Governo, o Detran.SP responde pelo planejamento, coordenação, execução e controle dos serviços relacionados a documentação de veículos, a Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e tipos específicos de atuações nos 645 municípios paulistas, além de promover ações de educação e segurança  para o trânsito. No Estado, são cerca de 24 milhões de CNHs e 30 milhões de veículos registrados, o que faz do Detran.SP o maior órgão executivo de trânsito da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui