Lusaka, Zâmbia (PANA) – Pelo menos 15 pessoas morreram e 13 outras ficaram feridas na Zâmbia após um acidente ocorrido quando o autocarro que as transportava para a cidade mineira de Chingola embateu num camião de transporte de mercadorias, anunciou a Polícia domingo em Lusaka.

O porta-voz da Polícia, Crispin Kapela, disse que o acidente ocorreu sábado à noite, mas que as forças da ordem apenas foram informadas domingo.

No total, o autocarro transportava 28 pessoas, precisou, acrescentando que o motorista e o cobrador estão entre as pessoas mortas.

“Dois camiões que transportavam mercadorias faziam parte dum cortejo proveniente de Kitwe, a sul do local do acidente, e deslocavam-se para Chingola, quando o motorista do camião que estava atrás tentou ultrapassar o outro e durante esta operação o camião embateu à frente do autocarro que circulava noutra via”, explicou Kapela.

De acordo com Kapela, os feridos foram imediatamente transportados para hospitais e clínicas da cidade de Chingola muito próximos, onde estão a ser tratados.

O porta-voz da Polícia incriminou o motorista do camião por ter ignorado as regras elementares de segurança rodoviária em matéria de ultrapassagem nos grandes eixos, acrescentando que o autocarro estava na boa via quando o camião embateu contra ele.