APREENSÃO: A ANTT com o apoio da PMRJ apreendeu 16 veículos durante operação Pascal, na Via Dutra, em Itatiaia (RJ), no feriadão. Foto: Divulgação

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ação na Via Dutra, em Itatiaia, apreendeu ônibus e vans

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o apoio da PMERJ, apreendeu 16 veículos durante fiscalização na Via Dutra (BR-116), em  Itatiaia (RJ), no feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 9 e 12 de outubro.

De acordo com a Agência, os veículos foram apreendidos por que não possuíam autorização para o transporte de passageiros. Os veículos tinham as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo como destinos. Destes, 13 veículos apreendidos são de empresas de fretamento, que têm, como contratante da viagem, uma empresa de aplicativo.

Ainda de acordo com a ANTT, foram 30 autos de infração lavrados, dentre esses, vários relacionados à problemas em equipamento de segurança dos veículos, como extintor vencido e para-brisas trincados.

Outro problema verificado foi o fato dos motoristas destes ônibus não terem curso específico para transportar passageiros.

Fiscalização

Em 2020, no Brasil inteiro, já foram apreendidos 867 veículos (55 apenas neste final de semana), 1937 Autos de Infração lavrados, gerando um prejuízo de mais de 10 milhões de reais ao transporte clandestino interestadual de passageiros.

Cerca de 26 mil passageiros seguiram viagem em empresas regulares após a apreensão dos ônibus. As despesas das passagens são custeadas pelas empresas infratoras.

Além do combate ao transporte irregular, a operação objetiva dificultar a disseminação do coronavírus, impedindo a ação dos transportadores clandestinos, que normalmente não seguem as determinações de higienização determinadas pela ANTT.

A Operação Pascal da ANTT de combate ao clandestino segue em todo país. Para denúncias, o usuário pode utilizar os seguintes canais: WhatsApp (61) 9688-4306; telefone 166 ou e-mail ouvidoria@antt.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui