Esse fim de semana, o Detran-CE registrou um recorde de flagrantes de pessoas dirigindo alcoolizadas
De quinta a domingo, 251 motoristas foram autuados em flagrante, nas estradas do Ceará, com álcool no sangue, ao fazer o teste do bafômetro. Com esses casos, o Departamento de Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-ce) bateu o recorde, desde que passou a fazer a fiscalização no Estado, de 241 autuações.
As autuações também foram feitas pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A operação conjunta do Detran-CE e da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) realizou fiscalização em 28 municípios, inclusive Fortaleza, com 50 equipes. Foram feitos 6.800 exames com utilização do bafômetro.
Em Juazeiro do Norte, foram registradas 53 casos, com o maior número de autuações. Em seguida, ficou Fortaleza com 50 casos. Russas, em terceiro lugar, teve 18 autuações de motoristas alcoolizados. Dos 241 autuados, 17 motoristas foram detidos.
Aumento no Interior
O número de motoristas autuados por infringir a Lei Seca aumentou no Interior. E, para o superintendente do Detran-CE, João Pupo, isso aconteceu devido às idas das pessoas da Capital para o interior, por conta dos festejos natalinos e do fim de ano.
Ele avalia que as autuações nos próximos fins de semana, em Fortaleza aumentarão em conseqüência da realização dos pré-carnavais.
João Pupo lamenta o crescimento do número de pessoas autuadas com base na lei seca, por entender que isso demonstra a despreocupação com a própria vida. Segundo ele, quanto mais motoristas deixarem de dirigir após ingerirem bebida alcoólica mais vidas serão preservadas e menos acidentes serão registrados nas nossas estradas.
Lei Seca
A Lei Nº 11.705, Lei de Alcoolemia Zero ou simplesmente Lei Seca, entrou em vigor no dia 20 de junho de 2008. Com a confirmação da notificação, ao fim de três meses do período de tramitação do processo, os motoristas terão que pagar R$ 957,50 de multa e as CNHs são suspensas durante um ano.
A autuação administrativa ocorre quando o resultado do teste do bafômetro acusar de 0,11 a 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões dos motoristas.
A autuação é por crime de trânsito quando o resultado do teste do bafômetro indicar igual ou acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Nesse caso o motorista alcoolizado deve ser detido em flagrante.