O Código de Trânsito Brasileiro exige a realização de exames periódicos aos motoristas

Estudo realizado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2000, com 400 motoristas de ônibus interestadual das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país demonstra que 26% dos entrevistados apresentaram queixa de sonolência diurna e 9% dos motoristas apresentaram queixa de sonolência excessiva diurna.

Vale lembrar ainda que do número de acidentes registrados, 549 deles aconteceram durante o dia e 543 foram registrados no período da noite. O professor Marco Túlio de Mello constatou ainda que 16% dos motoristas assumiram já ter adormecido ao volante, contudo, este dado, segundo ele, está subestimado, pois, 58% dos motoristas admitiram conhecer um outro motorista que já havia dormido ao volante.

O motorista Ronaldo Santos disse que nunca dormiu ao volante porque nunca excedeu a carga horária, mas citou o exemplo de um colega de profissão que dormiu ao volante e acabou morrendo em decorrência do acidente que foi provocado. “Infelizmente é o que mais vemos nas estradas: carros passando para outra pista e muitos acidentes em decorrência destes cochilos”, disse.

Já o caminhoneiro Marcelo Mousinho disse que já sentiu sono ao dirigir, mas sempre que isto acontece procura parar em algum lugar para dormir e descansar. “Quando vejo que o sono está chegando eu paro logo para não correr o risco de cochilar. Tenho medo que aconteça o que mais vejo nas estradas”, disse Marcelo.

parceiras – O Sest/Senat em parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal – DPRF, do Ministério da Justiça, promove o “Projeto Comandos de Saúde nas Rodovias”, campanha educati-va que tem por finalidade reforçar junto aos caminhoneiros e outros trabalhadores do transporte a necessidade de se manter a saúde em dia para evitar acidentes de trânsito nas rodovias.

Entre os objetivos do projeto está a identificação de fatores de risco à saúde dos trabalhadores em transporte, educar e orientar os participantes quanto à saúde e ao trânsito, reduzir acidentes e ainda obter indicador estatístico acerca do perfil de saúde dos motoristas profissionais.

O Código de Trânsito Brasileiro exige a realização de exames periódicos aos motoristas, porém, somente a cada cinco anos, por ocasião da renovação da CNH. Com isto o projeto tem a intenção de preencher esta lacuna de tempo, realizando alguns exames durante as campanhas.

Os trabalhos são desenvolvidos em nível nacional por intermédio das unidades do Sest/Senat. As campanhas são realizadas ao longo das principais rodovias em todas as regiões do Brasil. São atendidos pelo projeto trabalhadores de empresas de transporte rodoviário e transportadores autônomos.

A coordenadora do setor médico do Sest/Senat no Piauí, Sandra Mazza, explica que com relação aos trabalhadores de empresas de transporte urbano, a própria empresa é responsável pela avaliação prévia dos empregados e apenas algumas consultas e exames são encaminhados para serem realizados pelo Sest/Senat.