Um dos principais programas do governo mineiro é  a concessão das estradas mas não consegue atrair investidores. Dos 28 mil quilômetros de rodovias colocados em Processo de Manifestação de Interesse, encerrado em novembro passado, apenas 3.286 (11%) tiveram propostas apresentadas pela iniciativa privada. A falta de infraestrutura e o fluxo baixo de veículos são itens apontados como desestimulantes por especialistas.

Em contrapartida, lotes mais bem equipados, como da região de Confins, na Grande Belo Horizonte, por onde passa a MG-010, a chamada Linha Verde, receberam proposta e podem, futuramente, ter cobrança de pedágio.

Ao todo, 16 empresas demonstraram interesse em administrar 15 lotes. Neste primeiro semestre, técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) analisarão os documentos enviados. Após esse processo, um grupo executivo a ser nomeado pelo governador irá definir quais vias serão concedidas de fato, quantas praças de pedágio e qual modelo de concessão será adotado. A expectativa da Setop é a de que ainda em 2016 seja possível lançar os primeiros editais. Conheça mais sobre o tema, clicando aqui.