É muito comum jovens e adultos beberem nas baladas e depois assumirem direção de veículos
Pelo menos dois entre dez jovens já se envolveram em acidentes de trânsito por causa da bebida ou conhecem pessoas que morreram vítimas da combinação álcool e direção. A proporção é baseada em enquete feita pelo BOM DIA em universidades de Rio Preto, durante Semana Integrada do Trânsito.
O universitário Sérgio Luiz Collinett Júnior, 21, não bebe e não dirige, mas há dois anos um amigo seu, de 19 anos, foi responsável pela morte de quatro pessoas que pegaram carona com ele depois de uma balada. “Ele era o motorista, estava bêbado e foi o único sobrevivente do acidente. Hoje vive deprimido, doente”, conta.
Guilherme Giovanini, 21, do quarto ano de física na Unesp de Rio Preto, confessa que costuma beber em festas e rodas de amigos, mas diz não dirigir. “Não tenho carro, mas não dirigiria alcoolizado. Tenho parentes que morreram desta maneira”, afirma.
“É muito comum ver pessoas que bebem e depois pegam o carro. É irresponsabilidade, mas acontece freqüentemente”, observa a estudante Aline Alvarenga, do segundo ano do curso de biologia.
Para o estudante Antonio Figueiredo, 18, a família é a responsável pela prevenção mais eficiente para evitar que as pessoas bebam antes de dirigir. “A família é base de tudo. É com ela que se aprende a ser responsável.”
Índice encobre a realidade
As estatísticas não revelam, mas o número de acidentes de trânsito provocado por motoristas alcoolizados é alto.
A avaliação é da administradora da Apatru (Associção Preventiva de Acidentes e de Assistência às Vítimas de Trânsito), Antonia Silva. A entidade é uma das promotoras da 2ª Semana Integrada do Trânsito de Rio Preto, realizada até sábado.
“A vivência com a realidade no dia-a-dia mostra que o índice de pessoas alcoolizadas que se envolvem em acidentes de trânsito ainda é muito alto”, diz Antonia.
Segundo dados da Aptru, a faixa etária que mais se envolve em acidentes é de 18 a 29 anos.
Programação da semana
Hoje
Blitz sobre alcoolismo e suas conseqüências no comportamento dos motoristas. Locais: bares em frente a Unorp, Unilago e Unirp.
Amanhã
Blitz educativa sobre alcoolismo e seus reflexos em quem dirige. Locais: lojas de conveniência de posto de combustíveis.
Sábado
Blitz educativa sobre atropelamentos com a participação dos escoteiros do Grupo 311 Liz Rio Preto. Local: praça Rui Barbosa, das 10h às 12h.
Promoção
A 2ª Semana Integrada do Trânsito de Rio Preto é promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito e pela ONG Apatru.