PRECAUÇÃO E ALERTA: Motoristas serão orientados na SP-310 e SP-326 sobre os perigos de dirigir embriagado e, consequentemente, prevenir acidentes. Foto: Divulgação

De acordo com a concessionária, ações – que têm o objetivo de conscientizar os condutores sobre os perigos da mistura – conta com o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv)

Conscientizar os condutores motoristas sobre os perigos de dirigir embriagado e, consequentemente, prevenir acidentes (sinistros). Esse é o objetivo da campanha a ser desenvolvida pela concessionária AB triângulo do Sol, durante o período do carnaval 2023.

Segundo a empresa, as atividades contarão com o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Sob o tema: “Se beber, não dirija”, a campanha tem o propósito de prevenir sinistros.

De acordo com a concessionária, os condutores e usuários receberão folhetos educativos e serão convidados a utilizar os óculos simuladores de embriaguez enquanto realizam atividades simples, como caminhar entre cones sinalizadores, lançar bolinha ao cesto e empilhar copos.

Nesse contexto, os efeitos normalmente sentidos com a utilização dos óculos são de distorção visual, menor prontidão, tempo de reação reduzido, dentre outros. Após cada utilização, os equipamentos serão higienizados.

Além disso, a concessionária também oferecerá serviços de saúde aos motoristas, como medição da temperatura corporal e da pressão arterial.

Confira a agenda:

  • Dia 15 (quarta), das 8h30 às 11h30, no km 291 da SP-310, em Araraquara (SP)
  • Dia 16 (quinta), das 8h30 às 11h30, no km 261 da SP-310, em Araraquara (SP)
  • Dia 17 (sexta), das 8h30 às 11h30, no km 338 da SP-326, em Jaboticabal (SP)

Multa

O condutor que for flagrado alcoolizado ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro será autuado (multado) em R$2.934,70; e no caso de reincidência no período de 12 meses, a pena será aplicada em dobro, ou seja, R$5.869,40, mais a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por tudo isso, é importante sempre lembrar: se beber, não dirija!

Atitudes sensatas

  • Combine com os familiares e amigos quem será o “motorista da vez”
  • Se você bebeu, entregue o carro a uma pessoa habilitada e que não tenha consumido bebida alcoólica
  • Utilize transportes alternativos, como táxi, ônibus etc.
  • Não aceite carona de pessoas que beberam e que se consideram aptas a dirigir