Pirajuí – O setor de obras da Prefeitura de Pirajuí (58 quilômetros de Bauru) restabeleceu o acesso para os veículos leves na estrada vicinal do distrito de Santo Antônio da Estiva, que ficou interditada por quatro dias devido às chuvas.

Nesta estrada, que passa pela Estiva e liga Pirajuí a Pongaí, foi criado um desvio provisório. Segundo o fiscal geral da prefeitura, Gilmar Pereira de Souza, o desvio servirá apenas para carros leves e de pequeno porte. “Foi feito ao lado do aterro que rodou com a chuva. Agora, podem transitar carros leves. Para ir e voltar, está normal”, avisa.

Várias propriedades rurais localizadas na região da Estiva ficaram ilhadas. Várias pontes foram destruídas pelas chuvas do final de semana. Funcionários do setor de obras do município trabalharam ontem durante todo o dia para tentar restabelecer uma passagem que dá acesso ao bairro rural conhecido como Fazenda do Engenho.

“Estamos com todo o pessoal trabalhando aqui, com máquinas, para tentar liberar mais este trecho”, diz o fiscal. No local está sendo construída uma ponte de madeira que deve permitir a passagem tanto de carros quanto de tratores.

Engenheiros do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) de Birigüi estiveram visitando a cidade, anteontem, a pedido do prefeito Jardel Araújo (PV). Ele aguarda o empréstimo de uma máquina pelo órgão para agilizar os trabalhos no local.

“A máquina que vinha de Birigüi ainda não chegou à cidade. Os engenheiros do Daee visitaram os locais com problemas e vão levar a situação para o diretor, em Birigüi. Talvez eles liberem ainda hoje (ontem) a máquina”, explica Souza.

Assim como vários prefeitos de cidades que sofreram prejuízos com as chuvas, Araújo também esteve em São Paulo, anteontem, em busca de recursos na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Pelo menos 30 municípios do Interior de São Paulo prejudicados pelas chuvas esperam receber algum tipo de ajuda dos governos do Estado e Federal.

Pelo menos cinco municípios estão em situação de emergência: Araçatuba, Barretos, Maracaí, Paraguaçu Paulista e Pongaí.