Ocorrência foi registrada na madrugada dessa sexta-feira (8). Estradas apurou que ônibus tem quatro multas em aberto
Um sinistro (acidente) no km 678 da BR-153, em Gurupi (TO), na madrugada dessa sexta-feira (8), envolvendo um ônibus da empresa JTI Transporte e Turismo, prefixo 2023, deixou ao menos quatro pessoas mortas e outras 40 feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMTO).
Ainda de acordo com a Corporação, as vítimas fatais eram três adultos, sendo dois do sexo feminino, e uma criança, ainda não identificados. O sinistro ocorreu por volta da meia-noite e meia, no perímetro urbano de Gurupi.
De acordo com a empresa JTI, o ônibus Mercedes-Benz, modelo Comil Campione Invistus DD, ano/modelo 2022-2023, transportava 59 passageiros no momento do tombamento.
Segundo os bombeiros, quatro passageiros ficaram presos às ferragens, sendo que três foram resgatados com vida, e uma foi encontrada já sem vida pelos socorristas. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela equipe da concessionária responsável pelo trecho, ao Hospital Regional de Gurupi (HRG).
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, quatro dos 40 feridos, que deram entrada no hospital, receberam alta médica; os demais seguem sob os cuidados da equipe multiprofissional do HRG.
Segundo os bombeiros, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Tocantins, Polícia Civil e Instituto Médico-Legal (IML) atuaram na ocorrência.
De acordo com informações preliminares, o motorista do ônibus teria invadido a pista contrária e chocou o veículo contra a defensa antes de tombar. Consta que ele foi submetido ao teste de bafômetro, que deu negativo para a ingestão de álcool.
Por conta do sinistro, a BR-153 ficou interditada até as 4h40, quando foi totalmente liberada ao tráfego. O veículo foi removido do local.
A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
As vítimas fatais
De acordo com a Polícia Civil do Tocantins, as vítimas fatais foram identificadas como:
- Luís Carlos da Silva Reis, de 53 anos
- Rita Costa Lima, de 68 anos
- Cristiane Pereira de Oliveira Rodrigues, de 35 anos
- Lóyde Oliveira Costa, de 1 ano
Multas por excesso e CNH vencida
O Estradas apurou que o ônibus da JTI Transportes, que saiu de Goiânia (GO) com destino à cidade de Imperatriz (MA), tem quatro multas, em aberto, aplicadas pela PRF, sendo três por excesso de velocidade e uma por CNH vencida, sendo que esta não significa que seja do motorista que se envolveu no sinistro dessa sexta (8).
Diante disso, a reportagem solicitou à PRF e à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi, que conduzirá a investigação, mais informações sobre a ocorrência. Até a publicação desta matéria, não recebeu respostas de nenhuma das partes.
Ainda conforme a apuração do Estradas, o cronotacógrafo do Mercedes-Benz está em dia.
O Estradas solicitou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informações sobre a viagem que o ônibus fazia, se a empresa estava autorizada a realizar o percurso, bem o veículo. Até a publicação desta matéria, não recebeu a resposta. A reportagem aguarda a posição da Agência.