BERLIM – Treze pessoas morreram e 31 ficaram feridas quando o ônibus em que estavam, ocupado por um grupo de aposentados, saiu da estrada e caiu num barranco de dez metros enquanto passava pelo estado da Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha.
O veículo, com 48 pessoas a bordo, viajava do estado federado da Renânia do Norte-Vestfália (oeste) para a cidade histórica de Dresden (leste). Segundo a Polícia, o acidente aconteceu por volta das 8h45 (de Brasília), no trecho entre os povoados de Plötzkau e Könnern.
De acordo com as primeiras informações, o ônibus saiu da estrada após frear e ser atingido por trás por um caminhão que não conseguiu reduzir a velocidade.
Ao chegarem no local do acidente, as equipes de socorro encontraram o coletivo de cabeça para baixo. Foram necessárias cinco horas de trabalho e um guindaste para os bombeiros retirarem os feridos do meio das ferragens.
Os cerca de cem bombeiros que se dirigiram para o local ganharam o reforço de 40 policiais, dez médicos e 61 auxiliares.
Cinco helicópteros levaram os feridos mais graves para hospitais próximos, em Halle, Magdeburgo e Leipzig. Os passageiros que sofreram ferimentos leves receberam atendimento no local do acidente. O motorista, que sobreviveu ao acidente, sofreu um forte choque.
Fotos do atendimento ao acidente e vítimas, do jornal Der Spiegel, revelam a diferença do atendimento desses acidentes na Europa e no Brasil. Basta ver o link:
http://www.spiegel.de/fotostrecke/0,5538,PB64-SUQ9MjI1MDcmbnI9MQ_3_3,00.html