Pelo menos 42 pessoas morreram hoje, entre elas seis crianças, e outras cinco ficaram feridas gravemente quando o ônibus no qual viajavam caiu em uma ribanceira, supostamente porque o motorista estava bêbado.

Um porta-voz dos Bombeiros Voluntários, Mario Cruz, disse que “41 dos 47 passageiros do ônibus de transportes Guadalupe morreram no local do acidente e uma outra pessoa morreu no hospital”. Entre as vítimas estão “pelo menos seis crianças e vários professores”.

O acidente ocorreu esta madrugada em uma estrada que liga as comunidades indígenas de Chiantla e Santa Cruz Barillas, cerca de 200 quilômetros a nordeste da capital guatemalteca.

Cruz explicou que foi usado “um equipamento especial” para retirar o teto do ônibus. “Seis pessoas ficaram presas na carroceria. Os corpos já foram retirados”.

O relato dos socorristas indica que o ônibus de transporte coletivo se chocou contra a ponte “Los Calambres” e depois caiu em um barranco de 300 metros.

Seis pessoas foram resgatadas com vida e levadas para um hospital de Chiantla, onde uma mulher morreu em conseqüência da gravidade dos ferimentos.

Fontes da Polícia Nacional Civil informaram à imprensa local que o motorista do ônibus e seu auxiliar “viajavam em estado de embriaguez, o que pode ter causado o acidente”.