Um grave acidente entre um ônibus e uma van na DF 025 matou seis pessoas e deixou outras nove feridas na manhã desta sexta-feira. Por volta de 6h, um ônibus particular que trafegava no sentido Brasília-Paranoá saiu de sua faixa e bateu de frente contra uma van que estava na pista contrária. Passageiros da van, placa JGX-1079-DF, contam que Evailton Nunes, motorista do ônibus, placa CYB-6864 (São Paulo), fugiu a pé logo depois. Todos os feridos e mortos estavam na lotação. O acidente aconteceu perto da Barragem do Paranoá.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco vítimas -José Aparecido Rodrigues, Nilson Uchoa da Silva, Francisco Bezerra da Costa, Celson Pereira dos Santos e Bernardo Candeira Brito – morreram no momento do impacto. A sexta vítima chegou a ser levada para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), mas não resistiu aos ferimentos.

Outros seis feridos foram levados para o HBDF e três para o Hospital do Paranoá. Entre eles, estão o motorista e o cobrador da van. Não há informações sobre o estado de saúde dessas vítimas. Os corpos foram tirados de dentro da van por volta de 9h30.

As informações sobre a causa do acidente ainda são contraditórias. Segundo o Centro Integrado de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus teria dormido ao volante. Já policiais que fazem o atendimento no local do acidente acreditam que ele perdeu o controle do veículo, já que a pista estava molhada. A polícia aguarda os depoimentos dos passageiros.

O ônibus foi fretado por uma empresa particular chamada West Turismo. Ele viajava de São Paulo para o Nordeste e percorreria várias capitais até chegar a Fortaleza. Havia 51 passageiros, entre eles, três crianças. Todos foram levados para um abrigo disponibilizado pela Administração do Paranoá. A Polícia Civil já procura o motorista foragido. O condutor reserva do ônibus presta depoimento.

Segundo a Polícia Militar, a van, que fazia a linha condomínio Entrelagos, no Paranoá, à Rodoviária do Plano Piloto, estava com a documentação em dia e viajava a 40 km/h – a velocidade máxima da via é de 60km/h. Havia 15 passageiros no carro, nenhuma era criança. A lotação máxima de uma van é de 16 pessoas.

Trânsito
O acidente aconteceu no km 26 da DF 025, próximo à Barragem do Paranoá. Até às 9h, uma das faixas da via estava aberta para o fluxo de veículos. No entanto, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros optou por fechá-la. Quem precisa viajar de Brasília para o Paranoá ou no sentido contrário, terá que utilizar o desvio pelo Lago Norte.