TRISTEZA: Grave acidente na BR-470,em Gaspar (SC),na manhã desta sexta-feira (4), entre carreta e van deixou três pessoas mortas e outras feridas, segundo a PRF. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (4), no Vale do Itajaí, e deixou também oito feridos, segundo os bombeiros de SC

Um acidente (sinistro) no km 46 da BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (4), envolvendo uma van, uma carreta deixou três mortos e dois feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Ainda de acordo com a CBMSC, a colisão frontal deixou também oito feridos. Quatro ambulâncias foram deslocadas ao local o atendimento às vítimas. Os feridos foram socorridos para hospitais da região.

Inicialmente, os bombeiros informaram 12 pessoas feridas. Porém, essa informação foi corrigida às 8h, e o número passou para oito. As vítimas são trabalhadoras de uma empreiteira da região e seguiam de van para Balneário Piçarras.

Segundo os militares, a carreta tinha como destino Rio do Sul e transportava carga de 32 toneladas de matéria-prima para produção de ração.

De acordo com os bombeiros, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Cientifica foram até o local fazer uma perícia. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

Caminhoneiro não se feriu

Em entrevista ao site NSC Total, o caminhoneiro Anderson dos Santos disse que saiu de Mato Grosso com a carreta carregada de grãos. O destino era Rio do Sul. Ao passar por Gaspar, porém, teve a viagem interrompida com a colisão frontal com a van. O local da batida fica perto da empresa Segalas, e o trecho está em obras de duplicação, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Pelas imagens, é possível ver que o local está sem sinalização horizontal (de solo). Santos descreve que o motorista da van, que morreu no local, transitava como se estivesse no sentido correto.

“Ele veio “podando” os outros veículos tranquilamente, pela esquerda. Acredito que achou que eram duas faixas porque estava muito “de boa”, relembra o caminhoneiro. Santos não conseguiu desviar porque as pistas da esquerda em obras são mais elevadas, o que impossibilitou qualquer manobra de fuga. Os veículos, então, bateram de frente. Das 11 vítimas, três morreram no local. As demais foram levadas a hospitais de Blumenau (SC) e Gaspar (SC).

Ainda conforme o site NSC Total, o Dnit, responsável pelas obras de duplicação da BR-470, informou, por meio de nota, que sinaliza os trechos com “uso de cones, cavaletes, placas, e demais dispositivos”.

A PRF não informou se os cronotacógrafos – a caixa-preta do setor de transporte rodoviário – da carreta e da van foram verificados nem se os documentos de ambos os condutores estavam em ordem (CNH e exame toxicológico).