Levantamento feito pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) aponta que o número de acidentes envolvendo motocicletas nas rodovias paulistas aumentou 110% na comparação da média mensal de 2006, em relação a 2001.

De acordo com o estudo, de janeiro a julho deste ano ocorreram 2.775 acidentes com motociclistas (396 por mês) nos 3,5 mil quilômetros de rodovias concedidas. Em 83% destes acidentes, as vítimas saíram feridas e em 2% houve vítimas fatais. Em 2001, a média mensal era de 188 acidentes com motos.

A pesquisa revela ainda que, na malha concedida, as motos têm participação em 13% do total de acidentes; em 2001, era de 6%.

Os acidentes com motocicletas estão concentrados nos trechos administrados pelas concessionárias Ecovias (776 casos), AutoBan (486) e ViaOeste (458).

O comandante da 3ª Companhia de Trânsito da PM de Sorocaba, capitão Marcos Antônio Ramos, explica que os acidentes com motos acontecem pela conjunção de vários fatores, como por exemplo a falta de habilidade na condução do veículo e as condições climáticas e do trânsito. “Os condutores devem sempre seguir as leis e agir dentro dos níveis de prudência, respeitando a sinalização de trânsito e os limites de velocidade”, diz.

Moto escola não prepara. Na opinião de Cláudio Cordeiro, representante dos clubes de motociclistas de Sorocaba no Comutran (Conselho Municipal de Trânsito), a principal causa de acidentes com motocicletas é a má formação dadas pelas moto escolas.

“As moto escolas acabam formando operadores de máquina e não condutores de motocicletas. Nas aulas, só se ensina ter equilíbrio e não dão noção de pilotagem defensiva”, opina Cordeiro.

Ele afirma que as moto escolas precisam passar por uma total reestruturação. E cita que alguns fabricantes e inclusive certas lojas de motos em Sorocaba oferecem cursos gratuitos para instrutores de motos.

Sobre duas rodas

Em todo o Brasil
No país, existem cerca de 7 milhões de motocicletas, o que representa mais de 17% de toda a frota.

Acidentes
As motos representam 26% dos veículos envolvidos em acidentes. De todas as vítimas fatais de 2003, por exemplo, 13% eram motociclistas

Vítimas fatais
Entre os Estados que concentram o maior número de motociclistas mortos em 2003 estão: São Paulo, Ceará, Goiás, Bahia e Minas Gerais