OBRAS E MAIS SEGURANÇA: Concessionária reduz acidentes e feridos após investimentos em obras e implementação de dispositivos de segurança nas rodovias sob sua responsabilidade, entre Borborema e Florínea (SP). Foto: Divulgação/Olicio Pelosi

Ocorrências mais comuns foram choque, colisão traseira e tombamento

A concessionária que administra as rodovias SP-333, SP-294, SP-266 e SPAs de acesso, entre Borborema e Florínea (SP) reduziu o número de acidentes e feridos depois que investiu em sinalização, melhoria no pavimento, conservação e implantação de dispositivos de absorção de impacto, como barreiras e defensas metálicas.

De acordo com a empresa, esses mecanismos de segurança ajudaram a reduzir as ocorrências nos 271 quilômetros da malha concedida. Ainda de acordo com a concessionária, de janeiro a julho deste ano, foi registrada a queda de 27% no número total de acidentes e de 42% no total de vítimas (ocorrências com feridos) em comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com a empresa, foram 212 acidentes em 2019 contra 289 em 2018, além de 99 feridos em 2019 e 170 em 2018. Os dados foram apurados pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com a concessionária, os acidentes foram causados principalmente por choque (27,3%), colisão traseira (27,3%) e tombamento (14,8%). O período noturno concentrou as ocorrências de acidentes mais graves (77%), seguido pela manhã (13%) e tarde (10%).

MAIS SEGURANÇA: Empresa reduz acidentes e feridos após investimentos em obras e implementação de dispositivos de segurança nas rodovias sob sua responsabilidade, entre Borborema e Florínea (SP). Foto: Divulgação/Olicio Pelosi

Trecho urbanizado

Nos oito quilômetros do trecho da SP-294 em Marília (SP), caracterizado pelo grande fluxo de veículos, também houve redução de acidentes. No comparativo que analisa o período de janeiro a maio de 2018 e 2019, a queda no total de ocorrências foi de 20,4%. Entre as principais ações no local, destacam-se a revitalização da sinalização horizontal e vertical e a implantação de radares para controle da velocidade.

Sinalização

Defensas metálicas e barreiras rígidas são importantes dispositivos de absorção de impacto nas rodovias. Recentemente, foi implantado cinco mil metros de defensas metálicas duplas com aproximadamente 1,5 m de altura nos trechos montanhosos da rodovia Rachid Rayes (SP-333), entre Marília e Assis.

De acordo com a empresa, a sinalização também é uma das prioridades e recebe investimentos constantes. Considerando apenas as intervenções em sinalização horizontal (faixas de solo), já são 3.500 m² de placas, 15 mil m² de sinalização horizontal e 38 mil tachas refletivas.