Já são 78 o número de pessoas que morreram nas estradas federais que cortam Minas Gerais no período de 20 de dezembro até este sábado (3). Os dados fazem parte do balanço parcial da operação Fim de Ano, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está em alerta para o movimento nas estradas principalmente neste domingo, quando as pessoas retornam das viajens do período de Natal e Réveillon.
Conforme o chefe da assessoria de comunicação da PRF em Minas, inspetor Aristides Amaral Júnior, estão sendo registrados em média três mortes por dia. “Estamos em alerta principalmente nas BRs 381 e 040, onde o movimento é intenso. Além disso, a previsão é de chuva forte em muitas regiões de Minas, o que tende a aumentar o número de acidentes”.
O inspetor ainda ressalta que as chuvas e o uso de bebida alcoólica contribuem para os números trágicos, mas a imprudência e o excesso de velocidade dos motoristas são os grandes causadores dos acidentes. Só entre os dias 20 e 28 de dezembro, pelo menos 50 pessoas morreram.
O balanço final da operação será encerrado à meia-noite do dia 4.
Acidentes
Neste sábado, foram registrados duas mortes nas estradas do Estado. Em Muriaé, na Zona da Mata, duas pessoas morreram e 51 ficaram feridas em um acidente entre um ônibus de viagem e um caminhão. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente na altura do KM-709. Dez pessoas foram socorridas em estado grave e encaminhadas ao Hospital São Paulo em Muriaé.
No início da noite desta sexta-feira, duas pessoas morreram na BR-135, KM 318, altura de Curvelo, na região Central de Minas Gerais. Uma carreta, que ia de São Paulo para Recife, ficou atravessada na pista e o Monza bateu atrás. O motorista da carreta teria perdido o controle da direção.
Em Conselheiro Lafaiete, um acidente provocou a morte de um homem de 20 anos nesta sexta-feira no KM 622 da BR-040. Um Fiat Prêmio invadiu a contramão e atingiu um Fiat Strada que estava na outra pista.
O motorista do Prêmio morreu no local e outros dois ocupantes do carro ficaram gravemente feridos. O condutor do outro veículo também teve ferimentos graves.