EDUCAÇÃO: Durante o ‘Maio Amarelo’ 2023, o DNIT realizou diversas ações de conscientização sobre segurança viária, incluindo palestras e demais atividades lúdicas para estudantes do ensino fundamental I e II.‌ Foto: Divulgação/DNIT

Atividades desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tiveram como foco a segurança no trânsito

Durante o Movimento ‘Maio Amarelo’ 2023, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou diversas ações de conscientização sobre segurança viária, incluindo desde palestras para condutores realizadas por responsáveis pela educação para o trânsito do Dnit nas Superintendências do Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso e Alagoas a atividades lúdicas para estudantes do ensino fundamental I e II.‌

De acordo com a autarquia, foram oferecidos novos planos de aula para professores do Programa Conexão Dnit, abertura de vagas para o curso de “Inovação Social na área de Educação para o Trânsito”, capacitação do Conexão DNIT para professores do Ensino Médio, entre outras ações.

Segundo o Dnit, o Projeto Galera desembarcou em quatro estados levando atividades lúdicas e interativas aos estudantes de escolas próximas a rodovias ou avenidas movimentadas onde os índices de sinistralidade são altos.

Os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina receberam a equipe do projeto, entre os dias 10 e 26 de maio. Na programação, conhecimentos sobre segurança viária transmitidos a mais de 2.500 alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas: Lions (RJ), Padre Anchieta e Lóide Bonfim de Andrade (MS).

Já as escolas Jorge Zipperer e Professor João Winderman (SC) e Juscelino K. de Oliveira e Anísio Teixeira (PR) irão receber as ações entre os dias 29 (segunda-feira) e 31 (quarta-feira).

Novos planos de aula

O Programa Conexão Dnit ofereceu no primeiro lote cerca de 50 novos planos de aula sobre segurança viária, com aulas para professores e atividades para os alunos, de todas as disciplinas da grade curricular no Portal do Programa.

Além disso, a Autarquia vai colocar à disposição outros 50 planos até junho deste ano. Ainda dentro do Programa, foram abertas novas vagas do curso gratuito de Inovação Social voltado à Educação para o Trânsito, no AVAMEC (Ministério da Educação).

Segundo o Dnit, as inscrições vão até 23 de outubro de 2023. Os participantes que concluírem o curso terão direito à certificação. O programa capacitou 641 professores do Ensino Médio sobre a utilização do Conexão Dnit. Todo professor capacitado recebeu um e-book após a conclusão do curso.

Outra medida tomada pelo Dnit foi o compartilhamento, nas redes sociais, de dicas de segurança viária, de prevenção a sinistros, sugerindo atitudes responsáveis e informando sobre legislação e regras de trânsito em consonância com o calendário do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) voltadas a condutores e motociclistas.

De acordo com o Dnit, está em andamento uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para a construção de um software que auxiliará a CMET na execução do Galera do Dnit, que será produzido por estudantes do curso de Tecnologia da Informação (TI) ao longo dos próximos semestres.

Movimento Maio Amarelo

É uma campanha internacional cujo objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir, propiciar o engajamento dos diferentes setores e propagar conhecimento sobre segurança viária.

O Dnit, como membro do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), tem o compromisso com o trinômio da segurança viária formado pelos três E’s (origem americana): engenharia, esforço legal (fiscalização) e EDUCAÇÃO, considerado por alguns especialistas como o pilar mais importante do trinômio por propiciar atitudes corretas e entendimento das consequências àqueles que passaram por ela, e consequentemente, uma mudança de comportamento no trânsito.

Acompanhe as novidades da autarquia por meio das redes sociais e pelo portal https://servicos.dnit.gov.br/conexao

Veja mais detalhes e informações sobre as inscrições para o Curso de Inovação Social, clicando aqui.