PROMESSA DE MELHORIAS: Governo federal promete, por meio do Ministério dos Transportes, 39 ações para recuperar as estradas brasileiras, que, em alguns casos, estão literalmente, como a dessa imagem. Foto: Aderlei de Souza

Ministério dos Transportes (MT) prepara entregas e retomada de obras, além de licitações, assinatura de ordens de serviço e dos trabalhos de manutenção nas principais rotas para garantir a logística de exportação

Melhorar as estradas brasileiras para o escoamento seguro de cargas. Esse é o principal objetivo do Ministério dos Transportes ao estabelecer 39 ações prioritárias para melhorar as rodovias brasileiras e garantir o escoamento da safra agrícola 2022/2023 do país para todo o mundo.

O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nessa terça-feira (7), que, entre outras medidas informou que estão previstos empreendimentos como entrega e retomada de obras, lançamento de licitações e assinatura de ordens de serviço nas principais rotas rodoviárias brasileiras, além de garantir os trabalhos de manutenção nas estradas.

Segundo Renan Filho, um dos eixos do Plano de 100 Dias de ações prioritárias é garantir o bom escoamento da safra brasileira. A iniciativa veio a público depois de se reunir com os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli; e de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Nesse contexto, o MT mapeou os principais problemas que atingem as rodovias federais. Até abril, são prioridade intervenções nas estradas que garantem as exportações pelo Arco Norte, em especial os portos de Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA), e do Corredor Sudeste, pelos terminais de Santos (SP) e Vitória (ES).

Confira a lista de empreendimentos

Exportações

O escoamento da safra 2022/2023 deve ter seu fluxo intensificado nas rodovias federais a partir da segunda quinzena de fevereiro, atingindo o pico entre março e abril. A expectativa é de que 141 milhões de toneladas de produtos agrários sejam destinadas ao comércio exterior neste ano. Esse volume corresponde a 48% das exportações e é capaz de alimentar até 800 milhões de pessoas, ou 10% da população mundial.

“Todas as rodovias principais estão elencadas para receber investimentos. Nossas rodovias vão deixar de piorar e vão passar a melhorar”, afirmou o ministro Renan Filho, destacando o montante previsto de investimentos públicos para 2023. No Plano de 100 dias, são R$ 1,7 bilhão garantidos em 311 empreendimentos.

Confira o áudio da entrevista coletiva após a reunião

Trabalho constante

Ainda em 2023, o MT deve aplicar R$ 2,7 bilhões em obras e manutenção das principais rotas de escoamento. Neste cenário, além das 39 ações prioritárias, estão previstas outras 34 ações em obras de manutenção de rodovias, tanto no Arco Norte quanto no Corredor Sul Sudeste, até o fim do ano.

Segundo o MT, o Arco Norte entrou na lista de prioridades devido à ampliação de sua participação nas exportações nos últimos anos. Entre 2017 e 2022, o corredor teve um crescimento que passou de 26% para 38% e a tendência é que esse aumento continue neste e nos próximos anos. Só na via BR-163/MT/PA-Tapajós-Santarém-Vila do Conde, por exemplo, é esperado o escoamento de 18 milhões de toneladas pela rota que leva aos terminais portuários do Pará.

Entre outras rotas do Arco Norte que tem recebido atenção especial do MT, estão:

  • Corredor da BR-364/MT/RO-Madeira-Itacoatiara, que deve contar com a passagem de 12 milhões de toneladas da safra;
  • Corredor da BR-155/158/Ferrovia Norte Sul-Estrada de Ferro Carajás-Itaqui, com expectativa de transporte de 9 milhões de toneladas;
  • Corredor da BR-135/BA/PI/MA-Itaqui, com previsão de 8 milhões de toneladas; e o corredor da BR-242/BA-Salvador, com 5 milhões de toneladas;
  • Corredor Sul-Sudeste estão previstas entregas em rodovias como a BR-470/SC, a BR-116/RS e a BR-163/PR; e
  • Corredores como BR-163/MT/MS/PR/SC, BR-262/MG/ES e BR-376/MS/PR, que receberão investimento na manutenção.