Encontro será na base do SAU, no km 373 da Via Anhanguera (SP-330), onde serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Foto: Divulgação

Encontro será na base do SAU em Orlândia; motoristas poderão fazer testes rápidos de saúde e receber orientações da equipe médica da concessionária

O programa “Acorda, Motorista” estará também em Orlândia (SP), nesta sexta-feira (26) para atender aos caminhoneiros durante a madrugada, no horário das 4h às 6h, período considerado propício à ocorrência de acidentes provocados muitas vezes pela sonolência do condutor.

O encontro será na base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizada no km 373 da Via Anhanguera (SP-330), onde serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Além disso, serão oferecidas dicas de saúde com a equipe médica da São Francisco Resgate, responsável pelo atendimento médico nas rodovias administradas pela concessionária.

Pesquisas

Pesquisa realizada em 2017 pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), entrevistou quase 500 motoristas e concluiu que mais de 20% deles costumam dirigir com sono. Quase 40% conhecem alguém que já se envolveu em acidente por esse motivo.

Segundo o gestor de Segurança Viária da Entgrevias, Fábio Ortega, os caminhoneiros, principalmente, estão acostumados a ter uma vida muito corrida e nem sempre cuidam da saúde como deveriam. “Desejamos que essa ação na madrugada atinja o maior número de pessoas para reduzirmos os acidentes, principalmente àqueles relacionados à falha humana”, destaca Ortega.

Na ocasião, a concessionária também oferecerá um café da manhã para os participantes do evento.

Acidentes

Os acidentes de trânsito são os responsáveis pela morte de cerca de três mil pessoas por dia em todo o mundo. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 milhão de pessoas perderão a vida no trânsito até 2020 e 2,4 milhões até 2030. Com o apoio da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transportes do Estado de São Paulo), ações como essa integram o Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui