A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS) inicia este ano um trabalho pioneiro no Brasil de aferição de cronotacógrafos, aparelhos utilizados para registrar graficamente a velocidade de um veículo. Nesta quarta-feira (4) será definida a empresa vencedora da licitação, aberta no dia 19 de maio, para construção da base de aferição, nas dependências da AEM, em Campo Grande. Depois, os técnicos receberão treinamento específico para executar as medições.

De acordo com o diretor-presidente da Agência, Ademir de Sousa Osiro, a verificação do cronotacógrafo (ou tacógrafo) é atualmente feita somente na aquisição do aparelho. Uma nova resolução do Inmetro determina a ampliação das vistorias, que passarão a acontecer já com o sistema implantado nos veículos. Mato Grosso do Sul será o primeiro estado da federação, em convênio como o Inmetro, a colocar em prática o que prevê a nova norma.

Um orçamento prévio aponta que o investimento pode chegar a R$ 300 mil, incluindo preparação do posto e a aquisição de equipamento importado – um dos modelos avaliados pelo Inmetro é de fabricação alemã, da Siemens, segundo Osiro. “A perspectiva é que essa medida reflita na redução de acidentes envolvendo excesso de velocidade”, acredita o presidente da AEM.

Cargas perigosas

O mesmo projeto de instalação da base para aferição de tacógrafos prevê ampliações no posto já existente na agência para vistoria de cargas perigosas. A reforma vai dar mais eficiência à inspeção veicular de caminhões-tanques que efetuam o transporte de produtos perigosos, como combustíveis.