EM OPERAÇÃO: Desde à zero hora deste domingo (16), as três novas praças de pedágio na RSC-287, sob a responsabilidade da concessionária Rota de Santa Maria, cobram tarifas de quem passa pelas cabines. Foto: Divulgação

Empresa responsável pela rodovia no trecho Tabaí – Santa Maria estava cobrando a taxa desde que assumiu a via

Após denúncia feita formalmente pelo deputado estadual Elton Weber, a AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados oficiou a Concessionária Sacyr para que a mesma suspenda de imediato a cobrança de pedágio de tratores e máquinas agrícolas na RSC-287.

A empresa responsável pela rodovia no trecho Tabaí-Santa Maria estava cobrando a taxa desde que assumiu a via. O comunicado foi encaminhado ao parlamentar na terça-feira, dia 26 de outubro de 2021. A demanda foi provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária.

De acordo com o parecer da AGERGS, não há autorização da cobrança da tarifa deste tipo de veículo no Decreto 53.490/2017 nem tampouco na concessão, o que configura descumprimento do contrato.

O parecer conclui ainda que trator e caminhão-trator são veículos distintos, ratificando o questionamento feito pelo deputado, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.

Segundo a agência, a Sacyr está infringindo o Código de Defesa do Consumidor, o que pode gerar a devolução em dobro dos valores pagos pelos produtores. Foram solicitadas pelo órgão regulador à empresa informações sobre o início da cobrança, as praças em que houve a ocorrência, o total de veículos cobrados e o valor arrecadado até a empresa ser oficiada.

Weber ficou satisfeito com a decisão e disse esperar que os agricultores sejam ressarcidos. “Ficamos satisfeitos que esta interpretação equivocada que prejudicava os agricultores tenha sido esclarecida, vamos acompanhar pela Comissão de Defesa do Consumidor a adoção das medidas determinadas”.

No final desta manhã, o tema foi assunto com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o Secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busato, e deputados para tratar sobre pedágios no Estado.

Fonte: Portal de Camaquã

Comentários encerrados