Cerca de 275 mil pessoas e 14 mil veículos devem deixar Salvador para curtir o São João no interior ou nas ilhas. A previsão é de Marcos Flores, diretor de fiscalização da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação (Agerba). Para ele, o fluxo de saída da cidade pela Rodoviária deve ser de 200 mil pessoas e no Sistema Ferryboat de 75 mil passageiros e 14 mil carros. O movimento deve começar na próxima semana, no dia 18 e continua até o dia 25 de junho.

“Estimamos um crescimento de no mínimo 10% na rodoviária e 15% no ferry, em relação ao ano passado. Isso pensando que o feriado cai numa terça-feira e que as pessoas vão enfocar a segunda, por isso muita gente viaja. Além disso, o movimento no ferry tem aumentado durante todo ano”, diz Flores.

Rodoviária – Para atender a demanda, serão disponibilizados 1.500 horários extras por dia na Rodoviária, além dos 540 normais. Operam na Bahia 56 empresas, de acordo com cadastro da Associação Baiana de Transporte Rodoviário (Abentro). Para Flores, os destinos mais procurados são Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Piritiba e Santo Antônio.

Ferryboat – No ferry, diariamente são oferecidos 30 horários, mas durante a operação São João, as embarcações sairão de meia em meia hora, a depender da demanda. Cinco ferries estarão à disposição. “A embarcação Juracy Magalhães está em manutenção em Aracaju e pode chegar entre os dias 21 e 22 para ajudar na operação de volta para a cidade, que é o momento mais complicado”, diz Marcos Flores. Já os catamarãs não vão funcionar, porque a embarcação Atlântico está com o motor quebrado e não ficará pronta a tempo.

“Só tem um catamarã operando, mas este só tem capacidade para 75 pessoas, o Atlântica pega 275. Então não vale a pena oferecer este serviço, caso contrário as filas seriam gigantes”, explica. As lanchas estão em perfeito estado, mas também não participam da operação. “As ondas estão fortes neste período, por isso balança muito e as pessoas enjoam. Além disso, as lanchas são pequenas”.

Serviço

Qualquer dúvida ou reclamação, o consumidor pode procurar um posto da Agerba em um dos terminais Rodoviário e de Ferryboat ou ligar para 0800 71 0080.