Trecho que liga Londrina a Tamarana está em um dos lotes previstos para serem concedidos em novo edital de concessão de rodovias do Paraná
Agricultores fizeram um protesto na manhã desse sábado (20) na PR-445, em Londrina, no norte do Paraná, contra a instalação de uma praça de pedágio no trecho.
A rodovia está em um dos seis lotes que estão previstos para serem leiloados em um novo edital de concessão de estradas no Paraná. O atual modelo vence em novembro de 2021, e os novos contratos devem durar 30 anos.
Audiências públicas estão sendo realizadas em várias cidades do estado para discutir a proposta.
Os manifestantes afirmam que o pedágio vai prejudicar moradores e trabalhadores que transitam pelo trecho diariamente.
Produtores rurais da região também reclamam que a instalação de uma praça de pedágio na rodovia pode encarecer os produtos.
“Vai ter um impacto social e econômico muito grande. Tem muitos produtores de agricultura familiar, que todos os dias levam seus produtos para a cidade”, afirmou o agricultor Elenilson Oliva.
A promessa da proposta é de que as tarifas fiquem até 67% mais baratas para carros de passeio, e 63% menores pra veículos comerciais, mas o leilão deve ser feito por modelo híbrido, que ainda gera dúvidas.
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Se houver outorga, metade dos recursos fica com a União, e a outra metade deve virar investimentos no projeto. O modelo possui as seguintes propostas:
- Duplicação de 1.783 quilômetros de rodovias
- Implementação de 253 quilômetros de faixas adicionais
- 104 quilômetros de terceira faixa
- Construção de dez contornos urbanos
Os contornos estão localizados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Califórnia, Itaúna do Sul, Londrina, Maringá, Marmeleiro e Ponta Grossa. A maioria das obras deverá ser entregue até o sétimo ano dos contratos.
Veja a distribuição das rodovias e trechos em cada lote do projeto:
- Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km;
- Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km;
- Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km;
- Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km;
- Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km;
- Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.
Para a execução de todas as melhorias e inovações previstas serão necessárias 42 praças de pedágio, sendo que 27 já se encontram em atividade.
O que diz o governo
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) disse que o modelo para novas concessões ainda está em discussão e que trabalha em busca da menor tarifa com execução das obras e transparência.
O Ministério da Infraestrutura disse que o projeto foi desenvolvido para evitar as mesmas falhas que levaram ao fracasso as atuais concessões em que o investimento previsto não foi realizado.
Fonte: Portal G1