Uma das piores vicinais da região será finalmente recuperada. Segundo a prefeitura de Altinópolis, o recapeamento da estrada que liga a cidade a Serrana foi garantido na semana passada pela Secretaria de Transportes do estado.
“A vicinal foi construída em 1985 e nesse tempo ela foi se deteriorando. Já fizemos sete tapa-buracos, mas só isso não estava mais segurando. A aprovação da obra, portanto, vem em boa hora”, afirmou Wadis Gomes da Silva (PV).
De acordo com o prefeito, as obras de recapeamento foram inicialmente estimadas pela secretaria em R$ 8 milhões. Como contrapartida, as prefeituras dos dois municípios serão responsáveis pelas placas de sinalização da rodovia. O custo da sinalização foi estimado em R$ 170 mil.
Segundo Silva, a licitação para as obras de recapeamento será aberta pelo governo do estado em no máximo um mês. O prazo estimado para a entrega é início de 2008.
A vicinal Altinópolis-Serrana (SPV-48) tem 36,5 Km de extensão, apenas dois deles dentro do município de Serrana, onde a estrada é denominada Mário Tittoto. A vicinal é utilizada sobretudo por caminhões de cana e madeira. Por causa dos buracos, carros de passeio tendem a evitá-la.
Hoje, nos seus piores trechos, a estrada é mais buraco do que asfalto. Para evitar as crateras, carros e caminhões preferem trafegar pela faixa de terra ao lado dos canaviais sempre que possível.
Prefeitura e usinas recuperam estrada
A prefeitura de Batatais e as usinas Serp e Jardeste recuperaram a vicinal Ariovaldo Mariano Gera, que liga Batatais a Brodowski.
A estrada é usada por motoristas da região como como rota alternativa para desviar do pedágio da rodovia Cândido Portinari. E serve de via de escoamento para os caminhões das duas usinas. Parte da vicinal é de terra e apresentava muitos buracos. Poder público e iniciativa privada cederam homens e maquinário nas obras de recuperação.
A parceria foi formalizada em abril último. Segundo a prefeitura de Batatais, além do tapa-buracos, foi feita a nivelação da pista e a construção de gamelas. De acordo com o diretor de obras do município, Altino Teixeira da Rocha Júnior, treze estradas rurais do município receberão melhoramentos.
Numa parceria com o governo do estado, outras duas vicinais foram recapeadas, a Geraldo Marinheiro e a Virgílio Scavazza.