As cartas falam sobre o uso do cinto de segurança, ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros assuntos
Na Semana Nacional de Trânsito, a concessionária que administra a rodovia Presidente Dutra distribui 70 mil cartas escritas por crianças. Elas participam de um programa de educação no trânsito em sala de aula e repassam o que aprenderam aos motoristas.
As cartinhas distribuídas nas praças de pedágio são de crianças com idades entre 8 e 11 anos, que estudam em 33 cidades ao longo da estrada.
Nas cartas, os estudantes lembram da importância do cinto de segurança e do perigo da ingestão de bebida alcoólica, além dos riscos de se correr. São mensagens para fazer o adulto pensar melhor antes de se descuidar do volante.
Só neste ano, 110 pessoas perderam a vida em 3.569 acidentes na Dutra. Outras 1.805 pessoas ficaram feridas e 48 famílias perderam parentes em atropelamentos. No mesmo período do ano passado, foram 176 acidentes a menos que este ano.
O objetivo da campanha é chamar a atenção dos motoristas e ao mesmo tempo pensar nos futuros condutores.
“É a criança colocando em prática não só a questão de cidadania, como a educação no trânsito. Isso toca o motorista, é uma questão que faz com que ele reflita sobre sua atitude dentro do trânsito. E o programa está sendo orientado por crianças que tiveram o trabalho de fazer, a próprio punho, uma carta para este motorista”, comenta Marcelo Rezk, gestor de atendimento da NovaDutra.
Os motoristas podem responder essas cartas no site na concessionária. Em quatro anos de programa, mais de 200 motoristas retornaram as mensagens.