Ambientalistas e líderes comunitários da Região dos Lagos enviarão um documento nesta quarta-feira ao Secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, cobrando o término das obras de dragagem do Canal Itajuru, que liga o mar à Lagoa de Araruama; da ponte de 300 metros sobre o mesmo canal; e, da duplicação da RJ-140, que inclui o cumprimento de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para aterro de um trecho da Lagoa de Araruama.
Segundo o presidente da ONG Viva Lagoa, Arnaldo Vilanova, as obras estão paradas desde novembro do ano passado. Em visita à Região dos Lagos, o governador Sérgio Cabral prometeu dar prioridade à retomada das obras, mas os canteiros das empreiteiras continuam abandonados. A dragagem vai aumentar de 30 para 300 metros a largura do Canal Itajuru, melhorando a oxigenação da Lagoa de Araruama.
– Fomos surpreendidos com a divulgação das obras que serão feitas ao longo do ano pelo Governo do Estado. Na relação não consta a retomada das obras que vão revitalizar a Lagoa de Araruama – lamentou o ambientalista.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Ribeiro, disse que as obras estaduais na Região dos Lagos serão retomadas provavelmente na semana que vem com a presença do governador Sérgio Cabral. Segundo Ribeiro, está tudo pronto para o reinício das obras assim que for liberado o orçamento do DER para 2007, o que pode ocorrer ainda nesta semana. São necessários R$ 38 milhões para o término de todas as obras nos acessos a Cabo Frio:
– O governador deu prioridade às obras e faz questão de estar presente no reinício dos trabalhos – disse Ribeiro.