A viagem ao Brasil para acompanhar um grupo de compradores de fumo terminou mais cedo para o industriário americano Jackie Ellis Bland, de 54 anos. Ele dirigia uma Parati branca, placas ILY 4541, de Santa Cruz do Sul, quando bateu de frente em um caminhão-caçamba GMC, placas IIT 8425, de Westfália. A colisão foi tão forte que Bland morreu na hora e os bombeiros precisaram ser chamados para remover o corpo das ferragens. O motorista do caminhão, Antônio Marcos da Silva, 32, sofreu escoriações leves. Ele foi levado ao Hospital Santa Cruz, medicado e liberado.

O acidente foi por volta das 18h30 de sábado no quilômetro 97 da RST–287, entre as curvas do distrito de Pinheiral e o posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), que fica no principal acesso a Santa Cruz. Segundo os patrulheiros, o americano retornava de Porto Alegre e estava sozinho no carro no momento do acidente. As causas ainda não foram esclarecidas, mas a suspeita é que de que ele tenha perdido o controle do veículo. A batida foi poucos metros antes do fim da terceira faixa existente na pista do sentido Capital–interior.

Informações extra-oficiais dão conta de que Bland poderia estar dirigindo alcoolizado. Funcionários do pedágio da Santa Cruz Rodovias em Venâncio Aires teriam comunicado a suspeita ao CRBM, que estava pronto para abordar o veículo defronte do posto, pouco menos de dois quilômetros adiante do local do acidente. A colisão provocou longas filas de veículos nos dois sentidos.