ATENÇÃO: A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se uniu a outros órgãos para apoiar a campanha "Pilotos pela Vida", idealizada pelo Sest/Senat, neste mês de fevereiro. Foto: Aderlei de Souza

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, iniciativa do Sest/Senat tem como objetivo conscientizar condutores sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se uniu a outros órgãos para apoiar a campanha “Pilotos pela Vida”, idealizada pelo Sest/Senat, neste mês de fevereiro.

De acordo com a ANTT, o movimento tem como objetivo conscientizar motoristas sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito e sobre como mitigar esses riscos. Assim, busca-se engajar esses públicos na tomada de atitudes práticas que podem preservar vidas no trânsito e torná-los multiplicadores dessas informações.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as regras relacionadas à vulnerabilidade dos usuários do trânsito fazem sentido, principalmente, quando se levam em conta dados divulgados pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde): mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre usuários vulneráveis das vias – pedestres, ciclistas e motociclistas.

Quando se trata de acidentes envolvendo caminhão e motocicleta, a preocupação é ainda maior devido à diferença de tamanho e ao nível de proteção dos condutores. Em 2020, 10% dos acidentes fatais nas rodovias brasileiras envolveram caminhões e motocicletas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dicas para motociclista e caminhoneiros trafegarem em segurança:

Motociclista:

– Nunca queira competir. Se perceber uma intenção de manobra, sempre espere a sua vez.
– Não ultrapasse pelo lado direito.
– Sempre mantenha uma distância de segurança e tente se posicionar do lado esquerdo da via.
– Ultrapasse totalmente o caminhão antes de desacelerar.
– Tente fazer contato visual com o motorista e faça-se ser visto, sem ferir as leis de trânsito.
– Ao perceber qualquer aproximação suspeita, buzine!

Caminhoneiros:

– Fique atento aos pontos cegos.
– Seja prudente e, quando necessário, dê preferência a motociclistas e outros veículos menores.
– Sinalize mudanças na pista e tente sempre se posicionar para manter condutores próximos no seu campo de visão.