Com a proximidade do Carnaval, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) volta a veicular um vídeo, sempre atual, para que o passageiro lembre de um dos riscos que corre ao viajar em um ônibus“pirata”.

“Quem contrata transporte pirata pode ficar no meio do caminho. Não embarque nessa”. Esse foi o conceito escolhido na campanha para combater o transporte clandestino que a ANTT e os ministérios dos Transportes e das Cidades fizeram por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).Veja o vídeo clicando aqui.

As estatísticas mostram que a maioria dos acidentes de ônibus nas rodovias envolvem veículos piratas, que não seguem as regras de segurança cobradas pela ANTT e cujos veículos geralmente estão sem freios, pneus “carecas”, e motoristas cansados e despreparados.

Os resultados dessa campanha contra o transporte pirata foram muito expressivos. Em 2013 , no período da JMJ, foram fretados  27.245 ônibus. Em comparação a 2012, no mesmo período, houve uma redução de acidentes de 67,24%. Destaca-se que um dos motivos de óbitos nos acidentes é a falta do uso do cinto de segurança nos ônibus.

Passageiros regulares de ônibus interestaduais e internacionais e turistas em geral podem consultar no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT) www.antt.gov.br ou clicando aqui os seus direitos e quais as linhas de ônibus disponíveis para o destino desejado.

Na página da Agência, no Espaço do Passageiro, o usuário, ao informar a placa do veículo ou o CNPJ da empresa, o usuário pode consultar para saber se o ônibus está cadastrado na ANTT e segue todas as normas de segurança estabelecidas pela Agência.

Além disso, é possível ao cidadão, conhecer os direitos e deveres do passageiro de ônibus, quem tem direito à gratuidade, como consegui-la  e onde encontrar os Postos de Fiscalização e Atendimento da ANTT.

Para reclamações, dúvidas e sugestões a Agência Nacional de Transportes Terrestres disponibiliza aos passageiros o telefone 166 ou o e-mail ouvidoria@antt.gov.

Ascom/ANTT.

Fonte do video:
http://www.paradapelavida.com.br/campanhas/campanha-de-combate-ao-transporte-clandestino-2013/

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui